Prefeitura e Emater/RS-Ascar organizam mutirão para emissão de documentos de famílias do interior

Nesta quinta-feira, 12, a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), em parceria com a Emater/RS-Ascar, promoveu um mutirão de atendimento para emissão de documentos. Com auxílio de um ônibus cedido pela Secretaria de Educação, 28 pessoas foram buscadas nas localidades da Capilha e da Ponte Federal e encaminhadas até o Instituto Geral de Perícias (IGP) para que pudessem solicitar a confecção do documento de identidade. No grupo, formado por famílias rurais e de pescadores artesanais, estavam 11 jovens e crianças que puderam solicitar a emissão do documento pela primeira vez. A atividade também contou com o apoio da Colônia de Pescadores Z1, que forneceu um lanche para os participantes.

A ação dá continuidade ao processo iniciado durante a Semana do Pescador, quando a Secretaria e a Emater realizaram um trabalho para verificar quantos moradores das localidades pesqueiras não possuíam seus documentos de identificação. A demanda também foi apresentada durante visitas técnico sociais às famílias do interior do Município.

De acordo com Mariana Pires, servidora da Pesca, o IGP também foi um importante parceiro, realizando um ótimo atendimento para as famílias. Ela ainda informou que os documentos ficarão prontos no prazo de 15 dias e que a Secretaria irá realizar a entrega nas localidades onde moram as famílias. Além do IGP, alguns participantes também estiveram no SINE para emissão da carteira de trabalho e em um cartório para a confecção da certidão de nascimento.

De acordo com a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Viviane Dutra, a ação teve o objetivo de proporcionar, sem custos, o acesso desse público à documentação, assim como facilitar a vida desses cidadãos. “Sabemos que é difícil o deslocamento destas famílias pela distância. Então, esse mutirão foi muito importante e serão organizados outros conforme demandas do meio rural”, salientou.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.