NotíciasRio Grande

Prefeitura e 6° GAC reforçam parceria na realização do Projeto Força no Esporte (PROFESP)

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Município da Educação (SMED), o superintendente do Esporte e Lazer, Deivid Pereira, juntamente com o Capitão De Paula, representante do 6° GAC, estiveram reunidos, com membros da equipe pedagógica e da área de Educação Física da SMED, a fim de alinhar a parceria na execução do Projeto Força no Esporte (PROFESP), realizado pelo 6º GAC, beneficiando alunos da E.M.E.F Admar Corrêa, em parceria com a SMEL.

Na ocasião o representante do 6º GAC,  apresentou aos presentes o projeto PROFESP, seus objetivos e a forma de realização, bem como, o planejamento e o cronograma para execução do projeto, adaptado às condições sanitárias, com a intenção de retomada ainda dentro deste ano, com dois encontros semanais, realizados no quartel do 6º GAC. O enfoque do projeto é o esporte, mas, além disso, existem atividades multidisciplinares, então, neste sentido, o cronograma prevê a realização de diferentes atividades programadas para o dia todo, incluindo diversas modalidades esportivas, dicas de cuidados com a saúde/higiene, dinâmicas de grupo, além de almoço e café da tarde.

Segundo o Capitão De Paula, a intenção é que o projeto retome as suas ações gradativamente, com durabilidade durante todo o ano letivo. O grupo de discentes será dividido em dois blocos de no máximo 15 alunos, onde estarão escalados para acompanhar as atividades, militares qualificados na área de Educação Física. A Secretaria do Esporte e Lazer irá disponibilizar Educadores Físicos e estagiários da mesma especialidade para auxiliar nas práticas esportivas.

Durante o encontro, ficou acordado que a SMED irá mobilizar a equipe pedagógica para a elaboração do Plano pedagógico a ser inserido no cronograma de execução do projeto junto ao 6º GAC.

PROFESP

É o Projeto Força no Esporte, uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação. Um de seus objetivos é dar apoio e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças, com faixa de idade dos 11 aos 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão social através do esporte.

Em Rio Grande o projeto é desenvolvido pelo 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), e beneficia 30 alunos da E.M.E.F Admar Corrêa, que fica localizada no bairro Santa Tereza.  Para participar do projeto, é uma exigência do Programa, que os alunos estejam efetivamente matriculados e frequentando a escola, bem como, apresentar um bom desempenho escolar para que sejam contemplados.

Neste primeiro momento, o projeto está sendo desenvolvido num formato compacto contemplando 30 alunos de uma mesma Escola, mas estuda-se a possibilidade de ampliação da capacidade de beneficiados pelo programa, de modo a atingir uma gama maior de famílias ou, até mesmo, a oportunidade de adotar outras escolas do Município para que sejam incluídas no cronograma do PROFESP. “Durante toda a pandemia, as famílias dos 30 alunos vinculados ao Projeto, receberam do 6º GAC, kits de alimentação, a fim de amenizar as dificuldades enfrentadas neste período”, complementou o Capitão De Paula.

Participaram da reunião: o superintendente do Esporte e Lazer, Deivid Pereira; o Capitão De Paula do 6º GAC; a Prof.ª Arlete Correa, Gerente Pedagógica; Karine Pinto, pedagoga e coordenadora do Núcleo de Educação Integral; Rosaura Martins Caurio, Coordenadora do Projeto Paradesporto e o Assessor de Educação Física da Smed, Felipe de Oliveira Motta.

Assessoria de Comunicação da SECULT/SMEL

Foto: Ângela Atalla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.