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Prefeitura do Rio Grande prepara novo pacote de medidas para o transporte coletivo

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de transporte coletivo em Rio Grande, a Prefeitura trabalha em uma série de alterações no sistema para os próximos meses. As primeiras ações do pacote devem começar a ser implantadas em setembro.

Uma das novidades é a entrada em funcionamento de um sistema de bilhetagem que aceite diversos tipos de pagamento. O modelo que já está em fase final de testes.

Também em setembro, como parte da construção do Plano de Mobilidade de Rio Grande, a Prefeitura deve disponibilizar canais para receber as sugestões da população para melhorar o transporte.

Além disso, ainda em agosto, uma comitiva da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança deve visitar Porto Alegre para analisar o plano de mobilidade da capital gaúcha, que já está aprovado, para que possa servir de orientação ao novo sistema local.

Novos veículos

Diante das reclamações da população a respeito da qualidade dos ônibus, a Prefeitura vem cobrando da empresa Transpessoal a modernização e reforço da frota.

De acordo com o diretor da Transpessoal, Alexandre Kopereck, já foi encaminhada a compra de 10 novos veículos, sendo que cinco devem chegar já em setembro, entre eles um seletivo. Outros dois são esperados para outubro e mais três para dezembro, também com um novo seletivo entre eles.

“Estamos trabalhando desde o início deste ano para termos uma ampliação do sistema. Já vimos que o funcionamento que era feito durante a pandemia não se sustenta mais, a demanda necessita ampliação de horários e veículos”, destaca Anderson Castro, secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança.

Nesse sentido, ele também afirma que, após os primeiros três meses de atividade exclusiva da Transpessoal, o número de veículos já subiu de 70 para 81. A quantidade, todavia, já é insuficiente para atender a demanda. Segundo Castro, com os 10 ônibus que devem chegar esse ano, a frota ficará próxima da quantidade ideal para o sistema, já antecipando as necessidades do período de veraneio.

Novas linhas

A Prefeitura também estuda a implantação de novas linhas, entre elas estão o “ Expresso Parque Marinha”, cujo projeto já está avançado. Existe, ainda, a intenção de ampliar a oferta do modelo Seletivo, com duas novas linhas. “Isso esbarra na disponibilidade de carros”, diz Castro.

Sobre o atendimento nas ilhas, o secretário explica que já existe um projeto para qualificar o serviço nesses locais. “Temos um planejamento que já está quase fechado e, no momento certo, vamos apresentar à comunidade”.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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