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Prefeitura do Rio Grande decreta situação de emergência na cidade

O prefeito Fábio Branco assinou no sábado (15) o documento que decreta situação de emergência no município de Rio Grande em razão da passagem do ciclone extratropical. O decreto de nº 20.071/2023 permite, entre outras medidas, pedidos de auxílio aos governos Federal e Estadual, a fim de assistir o município e as famílias afetadas pelos fortes ventos e chuvas.

O instrumento assinado possibilita a ação imediata da administração municipal no enfrentamento aos danos causados. O decreto permite que, em casos de excepcionalidade como esse, a aquisição de bens e serviços possa ser realizada mediante dispensa de licitação.

Com a situação de emergência decretada fica autorizada, também, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, tendo por objeto a facilitação das ações de assistência à população. A coordenação ficará a cargo da Defesa Civil Municipal.

Na madrugada da última quinta-feira (13), e durante o mesmo dia, o estado do Rio Grande Sul foi atingido pela passagem do fenômeno. Em Rio Grande os ventos alcançaram a marca dos 146 km/h. Durante a sua passagem por Rio Grande, serviços de telefonia, internet, eletricidade e abastecimento de água ficaram comprometidos.

Segundo a Defesa Civil de Rio Grande, foram pelo menos 12 mil chamados atendidos. De acordo com a CEEE Equatorial na cidade há ainda 4 mil pontos sem energia elétrica nesta segunda-feira, 17.

Ações de recuperação após ciclone

Segundo a Prefeitura do Rio Grande, as equipes estiveram nas ruas ao longo de todo o final de semana para dar sequência ao trabalho de recuperação da cidade após a passagem do ciclone. Defesa Civil, Zeladoria, Cassino, Trânsito e outros setores atuaram principalmente na remoção de árvores caídas pela cidade e na liberação de vias, assim como no acompanhamento do serviço da CEEE Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica.

Sobre o tema, o Executivo Municipal diz ter dialogado de perto com representantes da empresa para que a situação em Rio Grande possa ser normalizada o quanto antes. Equipes da fornecedora vindas de outras partes do estado reforçam o atendimento. De acordo com a empresa, cerca de 4 mil pontos ainda permanecem sem luz.

Nesta segunda-feira (17) o trabalho continua e as equipes estão atuando desde cedo no atendimento à comunidade. Já foram finalizadas as remoções de árvores e galhos nos seguintes locais:

  • Bernardo Taveira; Cristóvão Colombo; Felipe Camarão; Aparício Torelly; Hermínio de Moraes; Senador Corrêa; Alberto Torres; e Roberto Socoowski.

Segundo a Defesa Civil, em função do grande número de árvores caídas, está atendendo as solicitações conforme possível e muitas remoções estão sendo agendadas. Além disso, também está sendo realizada a poda em locais onde a rede elétrica está obstruída, serviço necessário para que a CEEE Equatorial possa atuar para retomar o fornecimento de energia nos pontos ainda não restabelecidos.

Impactos em Rio Grande

A Defesa Civil forneceu uma nova atualização sobre os efeitos do ciclone no município nesta segunda-feira (17). De acordo com os dados, foram pelo menos 12 mil atendimentos no geral após a passagem do fenômeno que registrou ventos de 146km/h e precipitação de mais de 140mm.

Como consequência, 400 casas foram destelhadas e outras 30 acabaram destruídas. Além disso, foram mais de 250 árvores caídas, sendo que 25 delas atingiram residências diretamente. Os números também apontam para 200 postes derrubados, o que contribuiu para a falta de energia elétrica.

Em função deste cenário, a Defesa Civil realizou a entrega de 35 rolos de lonas. Cada rolo tem 100 metros de comprimento, ou seja, já foram entregues mais de 3,5 mil metros de lona.

A passagem do ciclone também deixou vítimas em Rio Grande. Um homem de 68 anos morreu, na madrugada de quinta-feira (13) após ter sua casa atingida por uma árvore no bairro Maria dos Anjos. No mesmo dia, um incêndio acabou por vitimar uma mulher de 27 anos e duas crianças de 2 anos, incidente que a Polícia Civil acredita que tenha sido causado por velas acesas, usadas justamente pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Acesso às Ilhas e transporte coletivo

Segundo a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, no momento apenas a Ilha dos Marinheiros segue com acesso interrompido, que ocorre pela queda de postes na via. Em demais pontos, como Ilha da Torotama, Palma e Taim, a situação já foi normalizada.

O sistema de transporte coletivo da cidade do Rio Grande voltou a operar com os horários de dias úteis na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com o Núcleo de Transportes da secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS), apenas duas linhas não operam com normalidade no município.

A linha Cassino via Parque Guanabara/Atlântico Sul opera em formato especial devido as condições ruins de dois pontos da Avenida Atlântica. Por isso os ônibus dessa linha utilizam de forma momentânea a Avenida Brasil como parte de seu itinerário nos dois sentidos. Além disso, apenas a Ilha dos Marinheiros segue sem transporte coletivo, devido a queda de postes na via, o que impede a passagem de ônibus na localidade.

A população pode contatar a secretaria para tirar dúvidas e realizar sugestões e reclamações através do número 156 (chamadas de áudio) e do WhatsApp 3233-8431 (apenas mensagens de texto). O site cartaoriogrande.com.br e o aplicativo Cartão Rio Grande seguem a disposição da comunidade para consultar linhas, horários e o deslocamento dos coletivos em tempo real.

Campanha Mobiliza Rio Grande

A Prefeitura já deu início nesta segunda-feira (17) a uma campanha para arrecadação de roupas, agasalhos, telhas 4mm, cestas básicas, cobertores, colchões, móveis, além de materiais de limpeza e higiene. Os itens podem ser doados no prédio da Prefeitura das 8h às 17h30min, durante todos os dias da semana.

A campanha visa mobilizar a comunidade rio-grandina e fornecer apoio e auxiliar as necessidades emergenciais das pessoas que tiveram suas casas destruídas e perderam seus pertences. O horário de recebimento é das 8h às 17h30min, em todos os dias da semana.

Para aqueles que não podem se deslocar até a unidade da Prefeitura, também é possível agendar a retirada das doações por meio dos telefones (53) 99120-4408 ou 32338474.

Postos de Saúde atendem com e sem energia elétrica

A Secretaria de Saúde do Rio Grande (SMS) informa que alguns postos da rede municipal continuaram sem energia elétrica, nesta segunda-feira (17). As unidades do Cassino, Domingos Petroline e na Ilha dos Marinheiros ainda não tiveram o serviço restabelecido pela CEEE/Equatorial, mas abriram para atendimento ao público. Outras unidades estão com instabilidade tanto no fornecimento de energia como na rede de Internet. A Secretaria tem expectativa de que os serviços sejam normalizados, mas ainda não recebeu a confirmação da empresa fornecedora de energia de quando isso ocorrerá.

Mesmo com essas dificuldades provocadas pelo ciclone que afetou toda a região na semana passada, a Secretaria procurou atender quem foi em busca de vacinas ou outro tipo de serviço médico, nesta segunda-feira. Todas as unidades atenderam e foram abastecidas com vacinas.

Na UBSF Cassino, ainda sem luz, foram enviadas diversas em caixas térmicas doses com vários tipos de vacinas, incluindo as que são contra Covid-19, gripe H1N1, Hepatite B e Febre Amarela. Devido à falta de energia elétrica no local, as vacinas foram recolhidas e armazenadas, no final do dia, para o Posto IV (Canalete). De acordo com a secretária Zelionara Branco, não houve perda de vacinas até o momento.

A dirigente da Vigilância Epidemiológica, Valéria Risso explica que, apesar dos transtornos pela falta de energia elétrica, as pessoas podem se dirigir às unidades em busca de vacinas. “O ideal é fazer o registro diretamente no sistema, via computador, mas a pessoa pode fazer.” Basta ter um comprovante (caderneta de vacinação) mostrando qual vacina precisa ser aplicada no paciente. A dose é aplicada e o registro é feito em papel.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

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