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Prefeitura divulga balanço de doações recebidas e demais atividades da Rede Acolher

Já está disponível no site da Prefeitura do Rio Grande, uma prestação de contas a respeito dos donativos recebidos e das ações desenvolvidas pela Rede Acolher, que, diante do cenário de pandemia de COVID-19, tem o objetivo de prestar apoio a comunidade rio-grandina em situação de vulnerabilidade social, assim como tirar dúvida e esclarecer a respeito das ações em desenvolvimento no município. O relatório apresenta dados atualizados até o dia 21 de abril. O documento está disponível aqui 

Campanha de donativos

A comunidade rio-grandina colaborou com a doação de mais de 3.200 kg de alimentos, coletados nos locais parceiros do projeto. Outros 15.000kg de alimentos foram doados pela Rede de Farmácias São João. Também foram recebidos 2.795 itens de higiene, 465 produtos de limpeza e 29 litros de água. Ainda foram doadas 730 peças de roupa, 240 jogos de lençóis, 240 toalhas de banho e 200 cobertores. Em  

A campanha também disponibilizou canais de doações online, por meio das vaquinhas eletrônicas. Em parceria com a FURG, foram recebidos R$ 14.500. Já na vaquinha de apoio aos Grupos de Alimentação, o valor coletado foi de R$ 10.79,51. As doações também podem ser feitas através de depósito em conta cedida pela CDL, que até o dia 21 de abril, recebeu R$12.194,40. Todos os canias seguem disponíveis para novas doações. O documento elaborado pela prefeitura apresenta demonstrativo a respeito da aplicação dos valores.  

Cestas Básicas Emergenciais

Até o dia 21 de abril, a Prefeitura, com o auxílio das equipes da Defesa Civil, já havia entregue 9775 cestas básicas, destinadas a famílias em vulnerabilidade social do nosso município, tendo como base os dados do Cadastro Único.  2372 kits de merenda escolar também já foram encaminhados para famílias carentes de alunos da rede municipal de ensino. Outras 24 cestas básicas foram entregues pela Defesa Civil a comunidades Quilombolas.  

A ação também promoveu auxílio a comunidades indígenas, por meio da doação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene.  O apoio foi da Refinaria Riograndense, Mesa Brasil, Furg, SINTERG e Governo do Estado.  No relatório, é possível ver um detalhamento dessas doações.  

Operação Acolhimento

A proposta disponibiliza um espaço para acolhimentos de pessoas em situação de rua, fornecendo alimentação e pernoite, além de local para higiene. Também é oferecido atendimento em saúde e orientações a respeito do COVID-19 e sobre as formas de prevenção.  Em caso de necessidade, existem protocolos para acompanhamentos de casos suspeitos, que serão tratados em isolamento no prédio da ASSORAN.  

No centro de Eventos são 100 vagas de abrigamento, com distanciamento social desde o dia 31 de março.  No local, até o dia 21 de abril, foram servidas cerca de 12mil refeições, com média diária de 400 refeições. Também foi feita contribuição a outros albergues não governamentais, com a doação de 49kg de alimentos para o Ministério Aliança com Deus, e outros 88kg para a Casa de Resgate.  

Monitoramento das Instituições de Acolhimento

O serviço ocorre por meio de visitas de órgãos como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e a Vigilância Sanitária, seguindo os protocolos estipulados pela ANVISA para a prevenção do COVID-19. Estão sendo acompanhados 450 idosos em instituições de longa permanência, além de 150 residentes de comunidades terapêuticas. A ação ainda inclui monitoramento e orientações em instituições de acolhimento de crianças e adolescentes. São 52 em instituições não governamentais e 10 em governamentais. Outras quatro pessoas em residência Inclusiva também têm sido contempladas com a proposta.  

Disque Acolher

O Disque Acolher funciona das 09h às 18h e está disponível em dois telefones: 0800 642 6050 e 3233 6050. O atendimento oferece esclarecimento a respeito de serviços públicos e também a respeito do recebimento de donativos. Até a data de atualização, foram 3850 contatos via telefone, além de 2621 feitos por meio dos Centros de Referência em Assistência Social. Entre as principais demandas, estão: 
– Informações sobre Critérios das Cestas básicas;
– Solicitação de Cestas Básicas, leite, medicação e roupas
– Informações sobre o Auxílio Emergencial;
– Situações de extrema pobreza;
– Acesso a vacinas;
– Busca de contato para denúncias sobre descumprimento do Decreto de Combate a Pandemia Mundial (COVID-19); 
– Informações e agendamento sobre as doações de donativos. 

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação

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