NotíciasRio Grande

Prefeitura, Colônia Z1 e órgãos fiscalizadores somam esforços para coibir pesca predatória em Rio Grande

Na tarde desta quinta-feira (20), na sede da Colônia de Pescadores Z1, no centro da cidade, foi realizada uma reunião para discussão sobre a pesca predatória em Rio Grande. O encontro, promovido pela Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) e pela Colônia Z1, contou com a presença do prefeito Fábio Branco e de representantes da, Emater/RS – Ascar, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, Polícia Federal, Patram e Ibama.

Na oportunidade, os presentes debateram a atual situação da pesca artesanal em Rio Grande, especialmente sobre as ações de pesca predatória no município e região, que tem preocupado os gestores e prejudicado a reprodução dos animais. Consequentemente, as ações ilegais têm representado grande impacto nos resultados da pesca, assim como para a renda das pessoas que vivem da atividade pesqueira artesanal em Rio Grande. Conforme dados do Ibama, estima-se que cerca de 50 mil pessoas estão envolvidas com a pesca artesanal ou dependem da atividade para o seu sustento no município. Entre as principais espécies capturadas de forma ilegal estão a corvina e o camarão.

Para coibir as ações criminosas, Prefeitura, forças de segurança, e demais órgãos vinculados estão alinhando a realização de ações de forma conjunta. Além disso, também está em debate a aplicação de meios tecnológicos para que seja possível uma fiscalização mais adequada da situação, considerando o limitado efetivo das forças de segurança para atuação direta nos trabalhos.

Como encaminhamento, ficou definida a realização de outra reunião dentro de 15 dias. Além disso, no novo encontro, cada órgão ou setor deverá apresentar sugestões para a diminuição dos impactos da pesca predatória em Rio Grande.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.