NotíciasRio Grande

Prefeitura capacita novos Agentes de Combate às Endemias para trabalho de campo contra Dengue

Uma capacitação para os novos Agentes de Combate às Endemias do Programa de Prevenção contra a Dengue da Secretaria da Saúde (PPD/SMS), foi realizada na última terça-feira, 13, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, da Prefeitura do Rio Grande. Na ocasião, os agentes foram instruídos para o trabalho de campo, recebendo informações sobre todas as atividades realizadas pelo programa, assim como, sobre o mosquito Aedes aegypti.

Segundo informações da coordenação do PPD, os oito novos servidores integrantes da equipe de combate a endemias puderam conhecer o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti em todas as suas fases – ovo, larva, pupa e fase adulta. Além disso, foram orientados sobre técnicas de abordagem, pesquisa, coleta de larvas do mosquito e outros aspectos do trabalho.

Com os novos integrantes a equipe conta agora com 41 servidores trabalhando pela prevenção à Dengue e outras doenças como zika e chikungunya, que também podem ser transmitidas pelo mosquito.

Dengue em Rio Grande

O PPD alerta que essa ainda é uma época de boas condições para proliferação do mosquito por ser um período de bastante chuva e temperaturas quentes. Deste janeiro desse ano, foram identificados 29 focos do Aedes aegypti em várias localidades do Município. Ainda segundo a coordenação, um trabalho intenso de visitas de delimitação de foco vem sendo realizado nas localidades da São Miguel, Vila Maria, Junção, Cassino, Centro, Cidade Nova, Povo Novo,  Aeroporto, Prado, Distrito Industrial e Henrique Pancada, onde os focos foram encontrados, com objetivo de frear a infestação do mosquito.

A orientação do PPD à comunidade é que não deixe água parada no pátio ou dentro de casa em locais como vasos de plantas e pneus, por exemplo. O combate ao mosquito da dengue é realizado por Agentes de Combate às Endemias que estão sempre devidamente identificados com uniforme da Prefeitura Municipal do Rio Grande/Vigilância Ambiental em Saúde e crachá, contendo suas informações profissionais.

Em caso de dúvidas entre em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde através do telefone 32337289 e do e-mail vigiambiental@saude.riogrande.rs.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.