Prefeitura apoia Ginasta rio-grandino para treinar no Grêmio Náutico União em POA

A Prefeitura Municipal do Rio Grande está apoiando o atleta rio-grandino infantil, de seis anos, Théo Garcia Popiolek, a realizar o sonho de ser um ginasta em realidade. Com tão pouca idade, o menino já se mostra determinado e para tanto conta com o apoio de empresas locais e do Executivo Municipal para viabilizar sua estadia na Capital.  Uma ação conjunta entre as Secretarias do Cassino, da Cultura, e a do Esporte e Lazer, em parceria com a empresa de transporte Planalto, viabilizou as passagens de ida e volta de Téo e de sua acompanhante, para participar dos treinos que ocorrem semanalmente nas sextas-feiras e aos sábados.

O rio-grandino pratica o esporte desde os 4 anos de idade, quando demonstrou, em casa, aptidão para exercícios de flexibilidade. Mesmo sem idade para ingressar em uma escola de ginástica artística, a criança teve a oportunidade de participar do Semente Olímpica e da Cia de Ginástica Ritmo e Art, ambas em Rio Grande. Com sua participação em eventos da categoria, seu talento foi ganhando visibilidade e assim chegou a treinar no Grupo Tholl, Trupe Circense da vizinha cidade de Pelotas, onde seguiu seu treinamento preparatório para ginastas.

 Em 2020, durante a pandemia, através de um treino virtual com a Federação de Ginástica do RS, em Porto Alegre, Théo, foi reconhecido e convidado a fazer um teste para o Grêmio Náutico União, onde foi aprovado. Paralelo, o atleta também treina na Academia de Dança Ensaio, em Rio Grande, onde ganhou bolsa de estudos para aprimorar suas técnicas de postura.

Mesmo sendo um ginasta em formação, devido a sua idade, o menino já se mostra muito talentoso e determinado. Hoje faz parte da equipe de Ginástica Artística Masculina do Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, local onde a consagrada atleta olímpica brasileira,  Daiane dos Santos, iniciou seus treinos. A ex-ginasta fez história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica, disputado em Anaheim, na Califórnia, EUA.

Em visita ao superintendente do Esporte e Lazer do Município, Deivid Pereira, nesta terça-feira (23), a mãe Josimara Garcia, acompanhada de Théo e da avó Rita Santos, se mostrou muito agradecida e contente com os apoios recebidos da Prefeitura, da Planalto Transportes, da Academia Ensaio, além de ajuda financeira de amigos e pessoas da comunidade, manifestando que este teria sido o primeiro passo para a realização do sonho do menino, mas que a batalha em busca de mantê-lo, continua. Relatou que, para o pequeno atleta conseguir seguir seus treinos na equipe masculina do Grêmio União, o investimento é muito alto pois envolve, deslocamento, hospedagem, alimentação, e uniformes, então a família busca junto à comunidade apoio. Foi criada uma “vakinha on-line” por onde as pessoas podem contribuir financeiramente, através do link. http://vaka.me/1761988?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=1761988&utm_source=social-shares. Também existe a possibilidade de ajudar via depósito bancário em conta corrente no nome da criança, Théo Garcia Popiolek – CPF 879.532.930-72 (Cc. 010566233 / Ag. 1151). “Todos recursos arrecadados serão totalmente investidos no futuro do Théo, no esporte”, finalizou a mãe Josimara.

Assessoria de Comunicação da SECULT/SMEL

Foto: Deivid Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.