Prefeitura anuncia mais de 15 milhões em investimentos para diversas áreas de atuação

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (23), no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito Alexandre Lindenmeyer anunciou um investimento de R$ 15.293.751,67 para aplicação em obras de infraestrutura, saneamento, revitalização de praças e de demais áreas do município.

As ações institucionais estão alinhadas ao Programa Rio Grande ComVida e visam a reorganização de espaços públicos de uso comum, bem como a promoção de atividades com voluntários (as) em áreas públicas. A iniciativa pretende mobilizar, de maneira transversal, a comunidade e o poder público, que executará uma série de programas municipais através das suas secretarias, como o Rio Grande Cidade Limpa, o Praças da Cidadania, o ProRuas, o Cidade Verde e o Rio Grande em Movimento. Os projetos serão executados entre abril e julho deste ano e foram apresentados pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Protásio, que salientou que algumas das ações já estão em curso, outras estão em execução ou em processo licitatório.

“Acima de tudo, trata-se de um ato de transparência e, por conta disso, agradeço a presença dos profissionais de imprensa, que cumprem um papel fundamental neste diálogo que estamos propondo com a comunidade”, ressaltou o Chefe do Executivo Alexandre Lindenmeyer, que esteve acompanhado pela primeira-dama Eunice Lindenmeyer. Segundo ele, a ação demonstra que o município não está inerte à crise e ao cenário de retração que atinge o país e repercute na cidade. “Continuamos e vamos continuar com os nossos salários em dia, buscando novas receitas e novos empreendimentos para que possamos encontrar alternativas e mais investimentos para Rio Grande”, completou.

Dentre as ações apresentadas estão o desassoreamento, a pintura, a recuperação, a limpeza e plantio de hortênsias nos canaletes das ruas Major Carlos Pinto e Salgado Filho, intervenções de paisagismo urbano, melhoria da iluminação pública e construção de uma ciclovia e de uma pista de patinação no Rincão da Cebola, o fortalecimento da estrutura de implantação e recuperação de praças, tendo como critério as demandas apresentadas nas assembleias do PPA e do OPP, a recuperação do asfalto, da pintura da pista de corrida, a substituição das telas externa e interna, a recuperação da iluminação pública, do playground e da academia ao ar livre da Praça Saraiva, a colocação de toldos externos, de paisagismo móvel no Largo Barbosa Coelho e a recuperação da Banca do Peixe na área do Mercado Público, a continuidade da recuperação dos canais de drenagem, a criação de novos espaços de lazer e recuperação da iluminação pública na Praça Tamandaré, a recuperação da pintura nas vias pavimentadas, da sinalização nas imediações das escolas, a pintura, sinalização e poda na ciclovia do Parque Marinha, a realização de obras de macrodrenagem e recalçamento nas ruas Vice-Almirante Abreu, Andradas e João Alfredo, de drenagem, pavimentação e criação de praça de esporte e lazer no bairro Getúlio Vargas e de operação tapa-buraco nas principais vias do município e a criação de programas de municipais de educação e voluntariado ambiental.

A origem dos recursos são de fundos públicos, vinculados de projetos/captações, emendas parlamentares e compensações ambientais e de viabilidade. Um outro chamado à imprensa será realizado em aproximadamente 30 dias para prestar contas das ações anunciadas.

Estiveram presentes no ato autoridades de diferentes esferas do município. Na mesa, além do prefeito e da primeira-dama, somaram-se ao evento o presidente da Câmara Municipal do Rio Grande, Flavio Maciel, o Vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, a secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Darlene Torrada, o secretário de Controle e Serviços Urbanos, Dirceu Lopes, o secretário de infraestrutura, Rodrigo Barreto, o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Morrone, e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Reginaldo da Silva Gomes.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.