NotíciasRio Grande

Prefeito entrega certificado do Serviço de Inspeção Municipal a mais uma agroindústria do Rio Grande

Na tarde de segunda-feira, (19), o Prefeito Fábio Branco e os gestores da Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), Bercílio da Silva; e da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilberto Sequeira; realizaram a entrega do certificado do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) à Estância do Curtume, localizada no Taim. Com o registro junto ao SIM, órgão responsável pela regularização sanitária e segurança alimentar em Rio Grande, o tradicional empreendimento de produção de carnes e grãos agora também está habilitado como Agroindústria, com trabalho voltado para a produção leiteira e itens derivados, com especial projeto para a elaboração artesanal de queijos. Também estiveram presentes o Gerente Regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Clasen Maciel, e o Superintendente de Defesa Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal da SMPAC, Márcio de Campos Moraes.

O incentivo à criação de novas agroindústrias em Rio Grande é uma das propostas de gestão do atual governo municipal, tendo o objetivo de estimular a economia local por meio do investimento de empresários em seus empreendimentos. Para isso, a Prefeitura tem trabalhado com a união de esforços de diversos setores, como das Secretarias de Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento, entre outras, para dar celeridade aos processos burocráticos. Assim, a atual gestão busca facilitar e estimular o crescimento industrial em Rio Grande, trabalho que também conta com o importante apoio da Emater/RS-Ascar. Recentemente, a Prefeitura participou de outra inauguração, na 4ª secção da Barra, quando a Peixaria JN também foi habilitada junto ao SIM para atuação como agroindústria.

Para o secretário Bercílio da Silva o SIM terá importante papel no período pós pandemia, uma vez que, na sua opinião, os empreendimentos locais serão fundamentais no processo de retomada da economia. “É esse espírito empreendedor que queremos que seja referencial para tantos outros empresários no nosso município. E nós da Prefeitura estamos aqui para atuarmos em parceria, ressaltando que quem quiser empreender vai ter o nosso apoio. Que essas novas agroindústrias sirvam como exemplo para o empreendedor, inclusive em regime familiar, que é possível ter resultado, gerar renda, e agregar valor aos produtos aqui de Rio Grande. Esse é o nosso caminho, com a valorização do pequeno produtor rural, da família do produtor, a geração de emprego complementar, para uma produção de qualidade nos mais diversos ramos para abastecer a população”, disse.

De acordo com o Superintendente de Defesa Sanitária e do Serviço de Inspeção Municipal da SMPAC, ao receber o registro do SIM, torna-se possível que o empresário alcance outros setores comerciais, aumentando, dessa forma, a rentabilidade do seu empreendimento e agregando valor aos seus produtos. “Considero o serviço de grande importância, pois está lidando com a segurança alimentar da população que consome os alimentos produzidos em nossa cidade e região. A maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas no setor primário, pesca, agricultura, pecuária, etc, é com a agregação de valor aos alimentos por eles produzidos”, frisou.

Ainda conforme Moraes, a habilitação do empreendimento como agroindústria também agrega valor ao leite, sendo esta uma das matérias-primas essenciais à produção primária do município, atividade da qual dependem muitas famílias. Ele também acrescenta que a atuação do empreendimento confirma a atual tendência da manutenção da família para atuação na propriedade. “Isso contribui para a diversificação de atividades e para agregar valor à produção do setor primário, evitando o êxodo e aumentando a rentabilidade dos produtores. Dessa forma o Município reforça a importância da implantação e regularização de agroindústrias como forma de fomentar e fortalecer o setor primário de nossa cidade”, salientou.

Desde 2019, a Estância do Curtume tem investido na atividade leiteira, iniciando projeto de produção artesanal de queijos. Todo o projeto de implantação e construção teve a participação familiar e o importante apoio da SMPAC e da Emater, fundamentais para a regularização sanitária do empreendimento e segurança alimentar da população que os consome.

Para Luciana Queiroz, filha dos proprietários da Estância, o recebimento do certificado é a realização de um sonho. “Nós começamos esse negócio pequeno, produzindo um queijo e outro, vendendo, sempre querendo expandir, crescer. E é muito difícil se você não estiver legalizado. Esse pequeno papel representa a realização de um sonho, a possibilidade de podermos comercializar, levarmos nossos queijos para Rio Grande inteira, para todo mundo conhecer, para todo mundo poder apreciar o nosso trabalho. Isso para mim é um sonho mesmo”, revelou.

Sobre o SIM

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, atentando para a qualidade e inocuidade dos alimentos produzidos nos estabelecimentos registados. Atualmente, o serviço conta com 12 agroindústrias certificadas e em funcionamento. Outros cinco projetos, que já foram aprovados e estão em processo de implantação, também deverão receber, futuramente, o registro.

Para solicitar a certificação, primeiramente é necessário ter a aprovação do projeto e, posteriormente, encaminhar o procedimento para solicitação do registro. Os documentos necessários estão disponíveis em anexo.

A Superintendência de Defesa Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal, onde deve ser realizado o processo, está localizada junto à sede da Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, na Rua João Alfredo, 532, no centro de Rio Grande.

O horário de funcionamento da Secretaria é das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3233 8430 e o da Superintendência responsável pelo SIM é o 3233 6062.

→ PROCEDIMENTOS-PARA-REGISTRO-DE-ESTABELECIMENTOS-NO-S.I.M.

→ PROCEDIMENTOS-E-DOCUMENTOS-PARA-APROVACAO-DE-PROJETOS-DE-ESTABELECIMENTOS

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Richard Furtado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.