Praça Rio Grande Shopping celebra o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo

Estacionamento exclusivo e filas prioritárias serão lançadas no sábado

O dia 02 de abril vai ser especial no Praça Rio Grande Shopping. A data celebra o Dia Mundial da Conscientização ao Autismo, que marca a luta pelos direitos e o respeito aos portadores de TEA – Transtorno Espectro Autista, e 1 ano da Casa Azul – AMAR (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande) no Praça Shopping.

Neste sábado, 02, às 10h, serão inauguradas as vagas de estacionamento destinadas aos portadores de TEA – Transtorno Espectro Autista. As ‘vagas azuis’ estarão localizadas em frente às entradas do Farol (principal) e Rio Grande (Supermercado Guanabara), e serão identificadas através de um grande quebra-cabeças colorido, símbolo mundial da conscientização do autismo, grafitada pelo artista urbano Gui Gerundo.

Ainda a partir deste sábado, o Praça Shopping disponibilizará as placas identificativas de atendimento preferencial às pessoas com TEA nas lojas do empreendimento. De acordo com a Lei Municipal 8068/2017, os estabelecimentos devem incluir as pessoas autistas e seus acompanhantes na fila de atendimento prioritário, através de placas que contenham o símbolo da fita de quebra-cabeças colorido. O atendimento preferencial deve acontecer em lojas, supermercados, farmácias e restaurantes.

Este é mais um passo dado no “Projeto Praça Inclusivo”, que prevê meios de valorização, inclusão social e reconhecimento às Pessoas com Deficiência (PcD’s) no Praça Shopping. A ideia principal do projeto é promover o bem-estar das Pessoas com Deficiência em espaços sociais do dia-a-dia, como shopping center e lojas, oferecendo capacidade e acessibilidade a todos os clientes.

O Praça Rio Grande Shopping também é pioneiro na cidade no treinamento especial dado à equipe de segurança do shopping no apoio às famílias com TEA – Transtorno Espectro Autista. Por ser uma deficiência invisível, o treinamento proporciona acolhimento em ambientes públicos, criando um espaço de respeito e convivência entre todos.

Casa Azul – AMAR

Também neste dia 02 de abril é comemorado o primeiro ano da Casa Azul no Praça Rio Grande Shopping. A sede da AMAR – Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande, foi o pontapé inicial do projeto “Praça Inclusivo”, que trabalha a inclusão social e o reconhecimento às Pessoas com Deficiência (PcD’s) no Praça Shopping.

E para celebrar a data, será lançada uma exposição virtual de telas pintadas pela artista Yasmin Viana Maciel, de 16 anos, portadora de Transtorno Espectro Autista e assistida pela Casa Azul. Algumas telas estarão expostas no local, e a coleção completa poderá ser conferida nas redes sociais do Praça Rio Grande Shopping.

“Quando eu comecei a desenhar, era simplesmente por diversão. Desenhava os meus personagens favoritos e criava histórias com eles. Mas, com o passar do tempo, se tornou um hábito e uma forma de eu me expressar. O que eu não conseguia falar, eu desenhava. Meus desenhos são uma representação das emoções que eu estava sentindo quando os desenhei”, destacou Yasmin.

A Casa Azul, entidade de assistência social inédita em shopping centers, serve como referência às famílias diagnosticadas com TEA – Transtorno Espectro Autista, oferecendo acolhimento e encaminhamento aos tratamentos necessários, como psicólogos e neurologistas. No local, podem ser agendados atendimentos com assistente social, psicóloga, nutricionista, acolhedora e orientadora social.

Neste 1 ano, a Casa Azul do Praça Shopping realizou o atendimento de mais de 500 famílias, além de 40 famílias em situação de vulnerabilidade atendidas no programa de segurança alimentar.

Fundada há 33 anos, a AMAR atende famílias com TEA em todas as faixas etárias, e muitas em situação de vulnerabilidade. O acolhimento é feito por assistentes sociais com técnicas para atender as famílias que desconfiam ou receberam o diagnóstico do espectro autista.

A Casa Azul está localizada em frente à Feirinha de Livros Infantis da Livraria Albuquerque, com atendimento via agendamento através de WhatsApp ou nos canais de atendimento da AMAR (Facebook – Amar Riogrande / Instargram – amar_riogrande / WhasApp – (53) 99995-3733).

Assessoria de Imprensa – Praça Rio Grande Shopping

Foto: Praça Rio Grande Shopping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize