NotíciasRio Grande

Plasma Convalescente: Alternativa de tratamento para a covid-19 é desenvolvida por equipe da Santa Casa do Rio Grande

Desde o final do mês de abril o médico e diretor técnico da Santa Casa do Rio Grande, Evandro Augusto Oss, a médica hematologista Aline Kosinski e o responsável pelo Banco de Sangue o médico Frederico Boffo, trabalham na condução de estudos e implementação de procedimentos do plasma convalescente como alternativa de tratamento para pacientes com a covid-19. O investimento é integralmente da Santa Casa do Rio Grande.

Santa Casa está apta a realizar transfusão de plasma convalescente em pacientes graves da covid-19

De acordo com a hematologista, Aline “É importante qualquer intervenção clínica que não ofereça riscos ao doente porque acreditamos que possa trazer muitos benefícios”.

O plasma é a parte líquida do sangue que é coletada de pacientes que se recuperaram da infecção pelo coronavírus. A expectativa, é que a partir dos anticorpos disponíveis, esse material ajude a combater a infecção viral.

A hematologista explica que essa aplicação possui melhores resultados em pacientes que ainda não foram entubados. “Porque o coronavírus possui três fases, a primeira delas que é até uma semana, a segunda fase que é quando o vírus atinge o pulmão e a terceira que é quando o paciente está entubado. Se utilizar o plasma na segunda fase tem possibilidade de funcionar melhor como tratamento. Não são pacientes que estão em situação tão grave, mas que estão em vias de piorar”.

De acordo com Aline, existem critérios de inclusão para que o paciente afetado pela covid-19 esteja apto para receber o plasma. Após avaliação do médico, se preencher os critérios que foram estabelecidos para a transfusão e houver plasma em estoque, o médico entrará em contato com a equipe a frente do trabalho na Santa Casa e o plasma será enviado para que o paciente o receba.

Para contribuir é preciso preencher alguns requisitos. Ser pacientes do sexo masculino, recuperado da covid-19 há mais de 30 dias com comprovação da eliminação do vírus, que esteja produzindo anticorpos e se enquadre no perfil de doador de sangue. As doações podem ser agendadas no banco de sangue através do número (53) 3036-8832 ou (53) 3036-8833, para realizar a coleta e análise.

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.