Pessoas com comorbidades começam a ser vacinadas dia 5 em Rio Grande

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande participou da reunião virtual da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, nesta sexta-feira (30), quando foram definidos os critérios para a vacinação das pessoas com comorbidades. A aplicação das vacinas para esse grupo começa na próxima semana, dia 5, para pessoas com Síndrome Down, gestantes e puérperas, na faixa etária de 18 anos ou mais, consideradas prioritárias dentro do grupo das comorbidades.

Na reunião, foi definido que a vacinação ocorrerá por faixas etárias. Para tanto, já estão disponíveis no Rio Grande doses para aplicação em pessoas da faixa de 55 a 59 anos e para as prioritárias dentro das comorbidades.

Na segunda-feira (3), a Secretaria vai capacitar as equipes da Saúde para essa nova etapa de vacinação. Após a capacitação, a Secretaria deverá apresentar um cronograma de como serão as próximas etapas de vacinação do grupo de prioridades, quando deverá ter o número de pessoas em cada comorbidade e por faixa etária. “Assim, tentaremos evitar filas, aglomerações e outras dificuldades para as pessoas no momento da aplicação das vacinas”, salientou a secretária Zelionara Branco.

Comprovação da comorbidade

Para comprovara a comorbidade, a pessoa deverá apresentar, no ato da vacinação, um atestado médico, ou receita médica com validade de até 1(um) ano de medicação contínua, que permita identificar a comorbidade, ou ainda um laudo de exame que comprove a comorbidade informada. O atestado, ao ser apresentado no ato da vacinação, ficará retido na Unidade de Saúde. Por isso, vai ser aceito uma cópia desse documento.

Está disponível no site da Prefeitura (www.riogrande.rs.gov.br) e no final deste texto um modelo de atestado como sugestão, no qual consta, também, a lista das comorbidades.

Programação

Na segunda-feira (3), vão ser divulgados os pontos de vacinação para pessoas com 60 ou mais que receberão as doses da vacina contra a Covid-19 na, terça feira (4).

A Secretaria da Saúde disponibilizou o link https://forms.gle/8KAGLP4aCBpHJCV27 para acesso às pessoas que tenham 60 anos ou mais e necessitam de receber a vacina contra a Covid-19 em domicílio.

Link

→ ATESTADO MÉDICO PARA COMORBIDADES – MODELO

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.