Pesquisa do Laboratório de Micologia da Faculdade de Medicina da FURG recebe prêmio internacional

A aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Vanice Rodrigues Poester, orientada pela Profª. Drª. Melissa Orzechowski Xavier, foi contemplada com o “IRA F. SALKIN Award 2020”, prêmio vinculado a “International Society for Human and Animal Mycology” (ISHAM). Este prêmio anual reconheceu e prestigiou o artigo intitulado “Potential use of Nikkomycin Z as an anti-Sporothrix spp. drug” (doi:10.1093/mmy/myaa054) como o melhor artigo científico do ano de 2020 publicado por um jovem pesquisador membro da ISHAM na revista Medical Mycology (periódico científico internacional cujo objetivo é apresentar dados científicos de alta qualidade, grande reconhecimento e relevância na área da micologia médica, FI: 2.822).

O trabalho premiado, fez parte da tese de doutorado da discente Vanice Poester, defendida em fevereiro de 2021, e foi desenvolvido junto ao grupo de pesquisa do Laboratório de Micologia da FAMED/FURG, contribuindo com o avanço no conhecimento de alternativas terapêuticas para a esporotricose. Dentre os co-autores do estudo premiado estão o Prof. David A. Stevens e o Dr. David Larwood, parcerias internacionais estabelecidas pela Profª. Melissa Xavier durante o seu período como professora visitante no California Institute for Medical Research (San Jose, Califórnia), promovido pelo Programa Institucional de Internacionalização da FURG (Print-FURG), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), demonstrando a importância deste programa e do fomento das agências governamentais para a geração de pesquisa científica de qualidade no Brasil.

A esporotricose é a principal micose subcutânea do Brasil, cujos milhares de casos diagnosticados nos últimos anos em diferentes estados brasileiros, representam um grave e emergente problema de saúde pública nacional. Frente a isto, em 2020, esta enfermidade foi incluída na Lista Nacional de doenças de Notificação Compulsória (Portaria nº264, de 17 de Fevereiro de 2020 – DOU). Considerando que o Rio Grande do Sul é uma das principais regiões hiperendêmicas da doença no país, destacando-se os municípios de Rio Grande e Pelotas, o Laboratório de Micologia da FAMED-FURG, conta com uma equipe multiprofissional que auxilia no enfrentamento desta problemática desde 2010, com projetos e ações de pesquisa, ensino e extensão, gerando dados científicos e fomentando políticas públicas de saúde, reafirmando seu compromisso social.

FaMed – Faculdade de Medicina – FURG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.