Notícias

Participação feminina em conselhos de empresas do Estado supera média das grandes companhias

Evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) teve participação do governador Eduardo Leite

Das cadeiras que compõem as diretorias e os conselhos das empresas estatais do Rio Grande do Sul, 14% são ocupadas por mulheres. A proporção parece baixa se comparada ao contingente majoritário de mulheres no serviço público (62% dos vínculos ativos), porém é o dobro de recente levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) sobre o perfil dos conselheiros em empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa. Entre as grandes companhias privadas desse grupo, 92,8% dos conselhos de administração têm homens à frente.

Os números foram apresentados pela secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, em evento promovido pelo IBGC. Com palestra de abertura realizada pelo governador Eduardo Leite, o 2º Fórum de Mulheres em Conselhos ocorreu na sede do Instituto Ling, em Porto Alegre, na quinta-feira (15/8), e reuniu cerca de 60 lideranças femininas com atuação em diferentes áreas.

Conforme demonstrou Leany, as mulheres respondem por 14% dos postos de diretorias das empresas, percentual que salta para 15% na composição dos conselhos fiscais, ficando menor nos conselhos de administração (13%).

Secretária de Planejamento, Leany Lemos disse que é importante assegurar a diversidade na composição de conselhos – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

“Precisamos assegurar sempre a diversidade na composição dos conselhos. Precisamos da contribuição, como é a atuação do Instituto, para fortalecer a mudança cultural”, disse Leany.

Em relação aos 5.478 postos de liderança (cargos de chefia da administração direta e indireta), 57% (3.117) são preenchidos por mulheres. Quando se observa apenas a administração direta (sem as fundações e autarquias), esse percentual chega a 60% ocupado por lideranças femininas.

No entanto, este número é potencializado por cerca de 2 mil cargos de direção da Educação, área onde a ampla maioria da categoria é formada por mulheres. Se desconsiderá-los, a fatia feminina nos cargos de chefia cai para 27%.

Secretária de Comunicação, Tânia Moreira abordou os desafios das redes sociais: “estamos na defesa do bom jornalismo” – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, também participou do Fórum, abordando os desafios que as redes sociais impõem aos profissionais. “Estamos numa campanha em defesa do bom jornalismo”, afirmou.

O Fórum Mulheres em Conselho do IBGC-RS teve o apoio do Women Corporate Directors (WCD) e do 30% Club, sendo composto por 50 profissionais, incluindo conselheiras de administração, membros de empresas familiares e executivas C-Level.

SECOM RS

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.