NotíciasRio Grande

Palestra aborda como negócios ligados à Economia Criativa podem influenciar na preservação Patrimônio Arquitetônico

Encerrando a segunda tarde de palestras da Semana do Patrimônio 2023, aconteceu no Auditório do Prédio da Alfândega a palestra “O Patrimônio Cultural e a Economia Criativa no Centro de Rio Grande”. Ministrada pela arquiteta e ex-diretora do IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS), Renata Horowitz, e pelo professor e Fundador da UrbsNova (Agência de Design Social e Inovação), Jorge Pìqué, a exposição oral abordou o projeto de criação de um Centro Criativo na cidade do Rio Grande.

A partir da apresentação parcial de um projeto que está sendo desenvolvido para a Prefeitura Municipal do Rio Grande, Renata Horowitz e Jorge Piqué exibiram um diagnóstico do uso comercial de prédios que constituem o patrimônio arquitetônico de nossa cidade – seja por tombamento em razão histórica temporal ou função estética – avaliando a localização de  diversos empreendimentos comerciais que preencham os preceitos de um negócio ligado a economia criativa, sendo eles escritórios de arquitetura, salões de beleza, empreendimentos da área gastronômica, entre outros.

Durante sua apresentação os palestrantes exploraram a relação entre empreendedorismo e o centro histórico da cidade do Rio Grande trazendo exemplos e fazendo paralelos entre cases de sucesso e a realidade local. Foram apresentadas zonas com potencial de desenvolvimento econômico identificadas a partir de um mapeamento detalhado de importantes vias centrais como a Rua Luiz Lorea, onde estes localizados negócios ligados à economia criativa. Como resultado prévio do estudo foi apontado que estes eixos possuem potencial para receber novos empreendimentos e merecem receber esforços do Poder Público e da iniciativa privada para fomentar seu desenvolvimento.

Fazendo parte da proposta apresentada na palestra estão a criação de dois Hub’s Criativos Públicos. O primeiro estaria localizado no Mercado Público, contando com iniciativas voltadas à gastronomia e ao turismo, ao exemplo do Gastro Hub Blue e do Co-working Público. Um segundo Hub estaria localizado no antigo Prédios dos Correios, na Rua General Neto, voltado à inciativas ligadas à indústria criativa e a de tecnologia Esta proposta de criação de espaços que reuniriam empreendimentos voltados a economia criativa visa valorizar o patrimônio arquitetônico da cidade do Rio Grande utilizando prédios que possuem importância histórica e se destacam por suas formas arquitetônicas, possuindo o reconhecimento da população e fazendo parte do patrimônio cultural da cidade.

Para Renata, “não se preserva aquilo que não se conhece”. A arquiteta parabenizou a Prefeitura de Rio Grande pela realização do evento, e salientou que eventos como a Semana do Patrimônio são essenciais para fomentar a preservação do patrimônio por trabalharem no âmbito da educação patrimonial. Segundo ela, abrir esses patrimônios – como o Prédio da Alfândega, onde foi realizada sua palestra – para o conhecimento e uso da sociedade é extremamente importante

Durante toda a apresentação Rena e Jorge exploraram a relação de retroalimentação entre o patrimônio cultural e a indústria criativa, indicando que a economia criativa contribui economicamente para a preservação do patrimônio arquitetônico, e o patrimônio cultural é um instigador para a localização destes empreendimentos de economia criativa.. Segundo Renata, “esses negócios ajudam na sustentabilidade do patrimônio cultural uma vez que investem recursos para a manutenção e conservação que, em muitas vezes, as prefeituras não possuem”.

Segundo o professor Jorge Piqué, para a efetiva criação de um distrito criativo no centro de Rio Grande é necessário uma sequência de ações baseada na avaliação apresentada no relatório produzido para a Prefeitura Municipal – e parcialmente apresentado durante a palestra na Semana do Patrimônio – juntamente do estabelecimento de prioridades para a realização de esforços que devem ser conjuntos entre o Poder Público e a iniciativa privada. “Rio Grande pode se destacar muito no cenário estadual e nacional através da economia criativa no centro, onde um elemento muito importante é o patrimônio exemplar que vocês tem aqui”, afirmou Piqué.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.