NotíciasRio Grande

Obras do Empreendimento Junção estão sendo retomadas respeitando as medidas de prevenção ao Coronavírus

A retomada das obras do Empreendimento Junção foi tema de reunião na manhã de hoje (13), realizada por videoconferência. Na oportunidade, os representantes das cooperativas envolvidas com a construção dialogaram com o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, e com o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Abner Gomes, e informaram o retorno das obras.  O Empreendimento Junção prevê a construção de 1.120 apartamentos e 156 lotes de casas, com ruas redes de água e esgoto, praça, áreas de lazer, salões de festas e quadras poliesportivas, que irão beneficiar 1.276 famílias. A secretária adjunta do Gabinete de Programas e Projetos Especiais, Andreia dos Santos, e o representante do Fórum de Entidades, Gilmar Ávila, também participaram da reunião.

Algumas ações de concretagem dos blocos de apartamentos já foram iniciadas hoje mesmo. Todas as atividades deverão seguir as recomendações de prevenção à COVID-19, conforme estipula o decreto municipal. As cooperativas irão produzir material informativo para orientar os trabalhadores sobre o tema, assim como as medidas de higienização necessárias.

Segundo Abner Gomes, as cooperativas estão em mobilização para a compra dos materiais e para contratação de pessoal. Nesta fase, serão aproximadamente 60 trabalhadores. “É uma grande notícia para a comunidade em geral e para seus beneficiários em particular. Este empreendimento muda o padrão de qualidade de moradias populares. A retomada desta obra significa muito para a cidade”, afirmou. Gomes ainda destacou que as obras de infraestrutura na região também serão retomadas, e o Gabinete de Programas e Projetos Especiais já está em diálogo com as empresas que executam o projeto.

O secretário também informou que na próxima semana, em data ainda a ser definida, Rio Grande receberá os presidentes das cooperativas envolvidas com as obras, que deverão realizar visita ao local de construção.  O empreendimento do bairro Junção integra o “Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades” e é uma proposição feita à Prefeitura do Rio Grande pelas cooperativas Coopernova, Cooperarroio, Uniperffil, Cooperlar, e Cootrahab.

O Empreendimento

Serão 70 blocos de apartamentos, cada um com quatro pavimentos. As moradias serão constituídas por ambiente integrado de sala e cozinha, dois dormitórios e banheiro, além de uma sacada com área de serviço e churrasqueira. Algumas unidades já estão praticamente concluídas, contando com pintura interna, além de estarem recebendo os azulejos e acessórios de louça para o banheiro.

O empreendimento também possui 156 lotes de casas, que já estão pintadas, tanto na parte interior quanto exterior. Cada unidade terá área útil de 50 m², distribuídos entre dois quartos, banheiro, sala e cozinha em ambiente integrado, além de um bom espaço para pátio nos fundos. As moradias também já estão equipadas com sistema de aquecimento solar, oportunizando economia de energia e, consequentemente, a redução das contas de luz das famílias. A tecnologia será utilizada para o aquecimento da água para o chuveiro, contribuindo tanto para o fator ambiental quanto para o orçamento familiar dos moradores.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.