Novo ponto de testagem para diagnóstico da Covid-19 funciona no Centro de Eventos

Começou a funcionar nesta segunda-feira (10) mais um posto de testagem para diagnóstico da Covid-19 em Rio Grande. A disponibilização do novo ponto, localizado no Centro de Eventos da cidade, faz parte do empenho do Executivo para ampliação da testagem e do rastreamento de novos casos da doença no município.

Primeira pessoa a fazer o teste no Centro de Eventos, seu Mário Dias, de 60 anos, buscou pelo atendimento por estar há três dias sem paladar. Ele já havia sido contaminado pelo Coronavírus em 2020 e se recuperou bem. Feliz por ter seu teste negativado, o idoso avaliou o serviço como indispensável, especialmente para quem não tem condições financeiras de pagar pelo teste. “Os testes que fiz antes foram pagos e nem todas as pessoas têm disponibilidade para gastar R$100 ou R$150. Com esse valor muitas pessoas botam comida na mesa. Este é um serviço ótimo”, disse ele.

Assim como seu Mário, dezenas de pessoas buscaram fazer o teste antígeno no Centro de Eventos por apresentarem algum dos sintomas característicos do contágio pela Covid-19. No entanto, a secretária da Saúde, Zelionara Branco, explica que a estratégia de atendimento do novo ponto busca reduzir a demanda das unidades de atendimento por pessoas que não apresentam sintomas.

Sendo assim, os sintomáticos, que precisam passar por avaliação médica, devem, preferencialmente, procurar outras unidades para fazer o teste. “Estamos com atendimento distribuído em vários pontos do município. É importante que as pessoas se informem sobre qual ponto de testagem é mais próximo do seu domicílio para reduzir o distanciamento e circular menos, caso venham a positivar”, orienta a secretária.

Ainda conforme a gestora, a escolha do Centro de Eventos como local para testagem ocorreu por ser uma área central, com grande capacidade e de fácil acesso inclusive para quem depende de transporte coletivo.

Testagem Covid-19

O novo Centro de Testagem funciona das 13h às 19h, com a distribuição de 300 fichas por dia. Nesta segunda-feira todos que buscaram pelo exame foram atendidos e 317 testes do tipo antígeno, cujo resultado sai em aproximadamente 15 minutos, foram aplicados.

Para que o resultado do exame seja efetivo, é importante que o paciente suspeito tenha tido no mínimo 48 horas de sintomas ou três dias de contato com alguém positivado. Para a realização do teste é indispensável apresentar documento com foto e CPF para que o registro da testagem possa ser efetivado.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Fábio Leivas Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.