Novo decreto prevê regras mais rígidas para controle de público em eventos, estabelecimentos e transporte

A Prefeitura do Rio Grande divulgou nesta sexta-feira (7) um novo decreto que prevê medidas mais rígidas para o enfrentamento à Covid-19 e passa a valer já neste sábado. Os principais pontos são a redução da capacidade de público em festas e eventos, da lotação no transporte público, e o reforço dos protocolos de prevenção em estabelecimentos comerciais. Também estão suspensos todos os eventos em espaços públicos. As regras são vigentes até o dia 14 de janeiro.

“O município reforça que as atividades privadas permanecem regradas pelo decreto estadual e sofrerão ações de fiscalização e monitoramento por parte do poder público municipal”, afirma a secretária da Saúde, Zelionara Branco.

Redução de horário até às 3h da manhã.

Eventos

Para festas, shows, espetáculos, bares, restaurantes e eventos esportivos, as novas medidas definidas pelo Executivo preveem a lotação máxima de 70% da capacidade prevista no PPCI. O horário limite de funcionamento será até às 3h. É obrigatória a apresentação de passaporte vacinal em todo o tipo de evento e em locais de uso coletivo.

Comércio

No comércio mini mercados, supermercados, macro atacados, padarias, açougues, peixarias, fruteiras e outros estabelecimentos do tipo, além das lotéricas – também deverá ser respeitada a capacidade de 70 % do PPCI. Os estabelecimentos precisam voltar a adotar os protocolos de prevenção como a verificação de temperatura, disponibilização de álcool em gel e controle do distanciamento nas filas como forma de reduzir o contágio.

Transporte Coletivo

No transporte coletivo a lotação passa a ser de no máximo 90 % da capacidade dos veículos. Deverá haver o reforço higienização no intervalo entre as viagens.

Parcerias

O município buscará entidades e instituições parceiras para ampliar os pontos de testagem e ampliar a oferta de vacinação. “Quem está no período de fazer segunda dose ou a dose de reforço deve procurar as unidades para receber a sua dose o quanto mais rápido possível. A vacina é sim uma medida de proteção e é ela que tem nos ajudado a reduzir o número de internações e evitar mortes”, disse Zelionara.

Cassino

A partir deste sábado (8), a sala de testagem passa a funcionar na Sala Fitness da SAC, das 16h às 22h. Somente na sexta-feira, aproximadamente 100 testes foram realizados até às 18h durante o dia.

→ Leia o decreto nº 18.764 na íntegra

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.