Notícias

Nova secretária de Educação foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (27)

A partir do dia 8 de setembro a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) contará com um novo nome à frente da pasta. Vanessa Pintanel Dantas da Silva foi anunciada pelo prefeito Alexandre Lindenmyer como nova secretária da SMEd na manhã desta segunda-feira (27), em coletiva de imprensa realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura. André Lemes, que deixa a unidade para assumir a cadeira de vereador no Legislativo Municipal, aproveitou o momento do anúncio para a realização de uma breve prestação de contas dos 5 anos e 8 meses em que ocupou o cargo de secretário.

Ao anunciar sua saída aos membros da imprensa rio-grandina, Lemes explicou que se tratou de uma decisão pessoal, de vontade manifestada por ele mesmo ao prefeito Alexandre, considerando sua eleição como vereador no pleito de 2016. “Vou continuar contribuindo com a Educação em Rio Grande, mas agora na Casa Legislativa do município, onde sei que também posso fazer muito pelas crianças e jovens da nossa cidade, cumprindo meu compromisso com a população que me elegeu”, disse.

O prefeito agradeceu ao secretário por todo o tempo em que assumiu a linha de frente da unidade e pelo empenho na implantação de projetos importantes que trouxeram avanços significativos e reais para o fortalecimento da educação em Rio Grande. Desejou também as boas-vindas a Vanessa, cuja indicação foi feita pelo próprio grupo que atua hoje na administração da SMEd.

Durante o tempo em que esteva à frente da Secretaria, André destacou os principais avanços alcançados pela Educação Municipal, nas suas palavras “resultado não de uma só pessoa, mas fruto do trabalho de uma equipe aguerrida e  comprometida, como a que temos na SMEd”.

Em 2013 a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos atendidas pela educação infantil municipal era de 5,5 %. Já o número de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na Rede Municipal era de 52%. Hoje, estes números são de 27% e 100%, respectivamente, o que representam a geração de mais de 3.500 novas vagas na Educação Infantil no período de 2013 até aqui.

No Ensino Fundamental a ampliação foi de mais de 2 mil novas vagas para atender muitos estudantes que migraram da Rede Particular de Ensino. “Pouco mais de 300 e 2013. Hoje já são 1.800 crianças portadoras de deficiência incluídas regularmente na nossa Rede Municipal. O que representa o resultado do nosso trabalho incansável em busca da inclusão. O que é o nosso maior movimento, a função de ser da escola, pois não existe escola sem criança”, lembra.

Outro avanço que a gestão deixa é a criação da Escola Bilíngue Carmen Teixeira Baldino. Eram 12 em 2013. Hoje 86 pessoas surdas são atendidas pela Rede Municipal. “Legado este que me dá muito orgulho de ter ajudado a construir junto à equipe que compôs esse movimento”, agradece André.

Hoje a Rede Municipal de Ensino é composta por 77 escolas, todas inclusas no amplo Projeto Político Pedagógico para a Rede Municipal de Ensino – criado ainda em 2013 – o “Escola Com Vida”, cujo foco é a qualificação permanente dos professores da Rede através da formação continuada e a melhoria dos indicadores da educação no nosso município.

“Entre tantos outros, todos estes resultados só foram possíveis graças ao lugar de prioridade que é dado para a Educação por este governo municipal. Tem muito caminho ainda para ser trilhado e muito desafio para ser superado. Mas tenho certeza que fiz o melhor que podia fazer”, completou Lemes.

Ao ouvir a indicação oficial do seu nome, Vanessa disse que será um grande desafio substituir um gestor como Lemes, mas que tem a certeza de que o compromisso de todos os que atuam na Rede Municipal ajudará na caminhada. “Não poderia aceitar, se não soubesse da equipe que temos na SMEd, e se esta não fosse uma administração municipal que compreende a importância fundamental da Educação para o futuro”, destacou.

Vanessa Pintanel é professora da Rede Municipal de Ensino desde 1996 e da Rede Estadual desde 2003. É licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e especialista em Narrativas da Docência pela mesma universidade. Na sua carreira profissional ocupou o cargo de Superintendente de Gestão em Educação da SMEd de 2016 até 2018. Na docência atuou como professora dos Anos Iniciais e Anos Finais na EJA da Escola Porto Seguro e professora supervisora do PIBID Francês de 2011 a 2013. Foi também coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande (CAIC) no ano de 2015. De 2002 a 2014 atuou como vice-diretora também do CAIC.

Também acompanharam a coletiva, a primeira-dama Eunice Lanes Lindenmeyer, o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, o secretário de Comunicação e Relações Institucionais Paulo Rodrigues, a chefe de Gabinete da SMEd, Adriana Carvalho, a Assistente Especial de Gabinete da SMEd, Rejane Veleda, o Assessor de Gabinete, Gabriel Lisboa, o superintendente de Gestão Pedagógico, Felipe Alonso e o coordenador do Núcleo de Educação para o Campo, Sícero Miranda.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Marcos Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.