NotíciasRio Grande

Nova Rheingantz recebeu Bispo da Diocese do Rio Grande para abençoar altar da antiga fábrica

Cerimônia teve transmissão online e também faz parte do resgate histórico e cultural

A Nova Rheingantz foi anfitriã de mais um momento emocionante na noite de terça-feira, 27. Com uma cerimônia reservada devido às regras de distanciamento social, o complexo contou com a presença do Bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, para abençoar a imagem da Nossa Senhora de Fátima, que foi colocada no altar da antiga fábrica têxtil após ser doada pelo Bispo. A imagem que havia anteriormente no local foi subtraída no período em que o complexo estava desativado, antes do leilão quando a Innovar Participações e Incorporações Ltda. se tornou proprietária do local.

“Esse momento marca parte significativa do processo de restauro desse complexo histórico, pois traduz a restauração de princípios, onde a religiosidade era uma característica marcante das pessoas que viveram nesse lugar e deram significado ao nome Rheingantz. Este ato restaura princípios, muito mais importantes que as edificações, ele celebra a vida, a gratidão a Deus, a liberdade religiosa, respeitando as crenças de todas as pessoas que aqui trabalharam e se dedicam para que esse espaço resgate seu esplendor plural! O nosso compromisso é resgatar todas essas origens e, nestes detalhes, devolver a pujança e dignidade ao lugar!”, destacou o Ricardo Henriques, Gestor da Nova Rheingantz, em sua fala na cerimônia. O Bispo Dom Ricardo Hoepers lembrou dos antigos trabalhadores que entravam pelo portão da fábrica em frente ao altar para iniciar a jornada de trabalho e sempre passavam pela imagem. “Abençoar esse local é uma forma de valorizar o passado e também de dar proteção a todas as pessoas que estão envolvidas no renascimento dessa história tão importante para Rio Grande”, Afirmou o Bispo.

O prefeito da cidade, Fábio Branco, acompanhou a cerimônia e destacou o trabalho de todos que estão criando uma nova história na antiga fábrica. “Esse ato de hoje é muito simbólico e importante, principalmente porque mostra a coragem da Innovar no projeto e agora com a proteção da benção pelo nosso Bispo. É um ato para representar o futuro”, disse ele. Além do prefeito, acompanhado da primeira-dama Lu Compiani, estiveram presentes autoridades como o Secretário de Município da Cultura, Luis Henrique Drevnovicz, o superintendente do Esporte e Lazer do Município, Deivid Pereira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Branco, o vereador Julio Cesar e o pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, Daniel Prado.

Ao final da cerimônia, Francisco Oliveira, representante da Nova Rheingantz, entregou ao Bispo Dom Ricardo Hoepers uma placa de agradecimento pela doação da imagem religiosa. A benção foi transmitida online através das redes sociais da Nova Rheingantz e da Diocese do Rio Grande para que os antigos funcionários, fiéis e a população da cidade pudesse acompanhar em segurança.

Sobre a Innovar (www.innovar.emp.br)

A Innovar Participações e Incorporações Ltda. surgiu em 2007, em Marau/RS, com estilo empresarial e filosofia própria voltada a áreas loteadas e urbanizadas para morar e/ou investir com infraestrutura completa, oferecendo qualidade de vida e segurança nos padrões de alta qualidade. A empresa está presente em dez cidades do Rio Grande do Sul e soma 26 empreendimentos idealizados e sendo uma das maiores urbanizadoras do interior do Rio Grande do Sul. Os projetos são executados com transparência e responsabilidade. Atualmente, a empresa está com empreendimentos em comercialização no Valle dos Plátanos, em Guaporé, Reserva São Cristóvão, em Passo Fundo, Reserva das Missões, em Santo Ângelo, Nova Rio Grande, em Rio Grande, Madero Living Club, em Marau.

Sobre a Nova Rheingantz

A Fábrica Rheingantz foi um dos maiores complexos da indústria têxtil da América Latina, tendo sido inaugurada em 1873. Mais de 2 mil funcionários chegaram a trabalhar simultaneamente no local. Na década de 80, as operações foram finalizadas devido à falência da empresa proprietária à época. Parte do complexo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2012, quando houve o leilão em que a Innovar Incorporações arrematou o imóvel por R$ 14,9 milhões. As obras de revitalização da parte tombada estão focadas em manter a estrutura e elementos originais, preservando a história do local. A área total do terreno conta com 14,6 hectares. O objetivo é construir um novo espaço urbano com o DNA das suas origens e projetos voltados a um ecossistema de empreendedorismo, inovação, cultura e bem-estar abertos à população.

Acompanhe a Nova Rheingantz

Instagram: @novarheingantz
Facebook: www.facebook.com/novarheingantz

Assessoria de Imprensa Nova Rheingantz

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.