“Nós temos um problema sério causado pelas inclusões”, diz Secretário Bernadelli
Na segunda-feira, 05, o conteúdo de um áudio vazado, com a voz do Secretário de Município de Educação, Henrique Bernardelli, provocou consternação na comunidade.
O áudio foi publicizado e chegou ao conhecimento do público e da imprensa, pelo Sindicado das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação de Rio Grande (Sinterg).
Conforme aponta o sindicato, a fala ocorreu em uma reunião organizada pela Secretaria de Município da Educação (Smed) com as direções escolares.
Na fala, repudiada por famílias e comunidade escolar, Bernadelli cita que:
“…temos que ter uma posição mais racional em termos dos recursos humanos da SMED. Nós temos um problema sério causado pelas inclusões.”
Ele prossegue:
“Este ano a matrícula está apontada que nós vamos ter 2.951 inclusos. Isso significa quase 6 mil vagas a menos na rede.”
No encerramento do áudio, Bernadelli fala que precisa reavaliar a legislação que trata da disponibilidade de vagas para crianças com deficiência. A lei prevê que turmas com estudantes com deficiência tenham redução no número de estudantes:
“…nós precisamos reavaliar essa questão da legislação do bloqueio das vagas para cada incluso.”
A Prefeitura do Rio Grande não se manifestou, até o momento, sobre o ocorrido. Quando, e se decidir se manifestar, será acrescido o posicionamento na matéria.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, cerca de 24% da população do país.
Educação Municipal em Rio Grande
A educação municipal é há alguns anos, motivo de preocupação das famílias em Rio Grande. Desde a longa espera pela retomada das aulas da Escola de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, que ocorreu três meses após o início do ensino regular, até a falta de monitores, apontada pelas famílias.
Há ainda, a falta de professores, que nem todas as escolas possuem profissionais suficientes e por essa razão, os estudantes ficam sem aulas em algumas disciplinas. Em 2022, dezenas de escolas não tiveram a grade completa com todos os professores das disciplinas para os estudantes.
Outra cobrança, requerida pelo Sinterg, é o pagamento da lei da reposição salarial, com o cumprimento da lei do piso para os professores que não ocorre em Rio Grande e o sindicato pede uma resposta ao Prefeito Fábio Branco.
E há também, a reivindicação por eleições para as direções escolares, que ainda não ocorreu e em ano eleitoral não poderá ocorrer.
O Sinterg diz que está há mais de um mês sem respostas objetivas sobre o tema.
Nota do Sinterg
O Sinterg em suas redes sociais, tornoy público o conteúdo do áudio, com o texto:
“O secretário de educação está culpando os estudantes com deficiência pelo caos na educação municipal
O Sinterg obteve áudios de uma reunião organizada pela SMEd com as direções escolares.
No encontro, o secretário de educação do governo Fábio Branco (MDB), Henrique da Costa Bernardelli, se refere aos estudantes com deficiência como ‘inclusos’,
Outros trechos da fala do secretário chamam a atenção, como por exemplo:
A SMEd estar com “um problema sério causado pelas inclusões”… Como se estudantes com deficiência não tivessem os mesmos direitos de acesso que os demais estudantes.
O secretário fala ainda em “reavaliar a legislação que trata da inclusão”… Isto significaria “alterar a legislação” do Conselho Municipal de Educação que garante o direito ao acesso e permanência desses estudantes com deficiência com a redução do número de estudantes por turma. Ou seja, a solução para o secretário Bernardelli, não seria aumentar o número de turmas e sim acabar com a legislação que garante melhor atendimento na sala de aula.
O Sinterg constata, que nesses últimos dois anos e meio da gestão Fábio Branco, o caos na Educação Municipal sempre é culpa de algo ou alguém, menos da inabilidade dessa gestão. Agora, chegou a vez de culpar os estudantes com deficiência…
O problema na Educação Municipal é a incompetência desse governo!
Coordenação Sinterg”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação PMRG