NotíciasRio Grande do Sul

No Cosud, governadores assinam protocolo de intenções e reforçam apoio à Reforma Tributária

Após assinar o protocolo de intenções, Leite encaminhará para a Assembleia projeto de lei que trata da adesão do RS ao consórcio

Começou nesta sexta-feira (2/6), em Belo Horizonte (MG), a oitava reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os governadores dos Estados dessas duas regiões. Na abertura do evento, que termina no sábado (3/6), o governador Eduardo Leite e os outros chefes do Executivo presentes assinaram um protocolo de intenções para formalizar o consórcio e aproveitaram a oportunidade para reforçar o apoio à Reforma Tributária, em discussão no Congresso Nacional.

A partir da assinatura do documento, os governadores encaminharão para as Assembleias Legislativas os projetos de lei que tratam da adesão ao Cosud. A formalização do consórcio permitirá que ações e projetos de interesse dos Estados avancem.

“O Cosud fortalece a busca por protagonismo dos governos locais para a resolução de problemas em comum nos Estados. A formalização é uma oportunidade de avançarmos na troca de experiências e no desenvolvimento de pautas que são importantes para as nossas regiões”, disse Leite.

Após a abertura do evento, que foi realizada na Sala Minas Gerais com interpretações artísticas e mesa de debates sobre consórcios de desenvolvimento, os governadores se reuniram e, em seguida, atenderam a imprensa.

O principal tema da coletiva foi a Reforma Tributária, com declarações de apoio e cobranças em relação ao texto que será apresentado no Congresso. Os integrantes do Cosud solicitam que o teor do projeto seja disponibilizado aos Estados antes de ser protocolado pelo relator.

“Queremos colaborar com a Reforma Tributária, que é fundamental para destravar o setor produtivo no Brasil. Mas precisamos que haja compreensão por parte do Congresso do papel dos Estados, que precisam se envolver com o projeto, já que ele nos afeta diretamente”, reforçou o governador gaúcho.

Na sequência da entrevista coletiva, os governadores participaram de mais duas atividades em conjunto. Primeiro, uma reunião com os procuradores-gerais de Justiça dos Estados e, em seguida, uma audiência com os coordenadores das bancadas no Congresso.

Em paralelo às agendas dos governadores, secretários de estado estão reunidos em 12 grupos temáticos para troca de experiências e desenvolvimento de parcerias. O resultado desse trabalho colegiado será apresentado amanhã, no encerramento da reunião do Cosud.

Participaram das atividades de sexta-feira, além do governador Eduardo Leite, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de Santa Catarina, Jorginho Mello, do Paraná, Ratinho Júnior, do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se juntou ao grupo no final da tarde.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.