Município recebe da Rede de Farmácias São João doação de mais de 17 toneladas de alimentos

O município de Rio Grande, através da parceria com o Sesc/Rio Grande para o Programa Mesa Brasil, recebeu no final de semana a doação de 17.181 (mil quilos) de alimentos. Gêneros como arroz, açúcar, farinha de trigo e massa foram entregues às instituições pela Rede de Farmácias São João, que está entregando donativos em 45 municípios gaúchos onde atua.

As doações foram encaminhadas à central de armazenamento do Mesa Brasil em Rio Grande. Ao receber os itens a secretária de Município de Cidadania e Assistência Social, Ana Fausta, disse que o município possui, hoje, um número aproximado de 50 mil pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar. Ela agradeceu o ato de responsabilidade social por parte da empresa e explicou para onde os alimentos serão destinados. “O município de Rio Grande possui 23 mil famílias cadastradas no Cadastro Único, que se somados os membros de cada grupo familiar representam cerca de 50 mil pessoas no município vivendo na insegurança alimentar. É sem dúvida uma doação que chega em boa hora e que vai nos ajudar a alcançar não só as famílias inseridas no Cadastro Único, mas as que estão fora dele, vivendo na informalidade”, explicou a titular da pasta.

O gerente do Sesc em Rio Grande, André Miki, acompanhou a chegada das doações e disse que atitudes como estas fazem parte um esforço conjunto. “É um esforço conjunto tanto dos empresários quanto das empresas, das organizações não governamentais, prefeitura e do Sesc”, disse. Prosseguiu afirmando que cada doação que entra na central se soma a outras que estão acontecendo em rede, “mostrando que a cidade do Rio Grande está preparada para esse enfrentamento à Covid. É um momento que acho que tem que ficar, no futuro, como exemplo de que podemos nos unir para auxiliar a parcela da população que mais precisa”, completou.

A representante da rede de farmácias, Diene Soares, que acompanhou a entrega em Rio Grande contou como a iniciativa surgiu dentro do grupo. “Foi um ideia que partiu da presidência da empresa, ao pensar em alternativas a fim de auxiliar a população dos municípios em que a rede atua. Entre eles, em Rio Grande, a rede identificou a necessidade de compor com a alimentação para as cestas básicas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social”, conta. Também disse que pessoas como ela, que são “colaboradores da ponta de rede”, acreditam que “a ação social vai ser bastante importante para a situação que muitos estão vivendo, de perda de emprego, e de renda, e que precisam comer. A Rede de Farmácias São João quer, com essa doação, oferecer suporte a essas pessoas e, pedir, para que fiquem em casa”, finalizou.

O Programa Mesa Brasil recebe doações tanto de pessoas físicas, quanto de empresas e também de organizações governamentais. As doações são entregues para instituições não governamentais como asilos, orfanatos, comunidades terapêuticas, entre outras. Parte das arrecadações que chegam ao Mesa Brasil em Rio Grande agora serão destinadas às famílias auxiliadas pela prefeitura através da Rede Acolher. Para doar os interessados podem entrar em contato com o Sesc/Rio Grande através da sua página no Facebook.

Assessoria de Comunicação PMRG

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.