NotíciasRio Grande

Municipalidade destaca ações iniciais de prevenção a serem implementadas na Barra

Localidade é, atualmente, o bairro com maior concentração de casos de coronavírus no município, 19 pessoas

Já está circulando na localidade da Barra um veículo sonorizado da municipalidade com a emissão de orientações. São mensagens sobre a importância do distanciamento social para conter a circulação do vírus, de evitar aglomerações, do uso obrigatório de máscaras para a proteção própria (e dos outros) e da higienização constante das mãos com água, sabão ou álcool gel. Orientações que não cansam de ser repetidas pelos órgãos de saúde, como única maneira que existe, no momento, para tentar evitar o contágio pela Covid-19.

Neste domingo, 07, a Prefeitura do Rio Grande emitiu o 1º dos boletins epidemiológicos semanais que passará a emitir a partir de agora, além dos diários já disponibilizados. No boletim semanal constam detalhamentos dos casos de Covid-19 no município, além de um panorama sobre os bairros onde há maior contaminação. No primeiro boletim semanal de Rio Grande, a Barra aparece como localidade com maior concentração de número de casos, 19 pessoas.

Além do sistema de alto-falantes, outra medida, que ainda está em fase de planejamento, envolve a Anvisa, a Vigilância em Saúde e a Marinha. Trata-se de uma ação interinstituições na qual pretende-se realizar abordagens sanitárias sobre a prevenção à Covid-19 junto ao pescadores que chegam à localidade da Barra.

Soma-se a estas medidas, o investimento da administração municipal na qualificação de um novo local para a Unidade de Saúde da Barra, o que possibilitará o estabelecimento de um atendimento mais qualificado à comunidade do local.

Formato do Boletim Epidemiológico Semanal

De acordo com o secretário de Município da Saúde, Maicon Lemos, a Vigilância em Saúde seguirá emitindo e divulgando boletins diários, mas todo domingo será apresentado um balanço dos casos nos veículos oficiais da Prefeitura Municipal do Rio Grande, com divulgação para a imprensa. Dentre os detalhes, é possível acessar o perfil epidemiológico dos casos confirmados, por profissão, cor de pele, sexo, faixa etária, comorbidades e sintomas. No material também está disponível a evolução dos casos confirmados ao longo das semanas epidemiológicas e a distribuição de casos confirmados segundo local e residência. Há, ainda, o número de denúncias realizadas e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, bem como os números e horários de atendimento.

  • (Sintomas) Central de Triagem TeleCovid19: 0800 642 4650
  • (Dúvidas) Vigilância em Saúde: 3231-3456, 3233-7265/7287

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.