NotíciasRio Grande

Mês da proteção 2020 terá ações virtuais e lives no combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

Durante este mês, a Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social promove uma série de ações alusivas ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste ano, as atividades nas ruas e praças serão substituídas por uma campanha virtual e lives sobre o tema. buscando a conscientização e o engajamento da população contra a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Entre as ações, duas lives buscam ampliar o debate sobre o tema. A primeira aconteceu no dia 18, com o tema “Os reflexos da pandemia do novo coronavírus no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”, transmitida na página do SEST SENAT no Facebook. A segunda live acontecerá dia 29 e discutirá o ”Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. O link para acesso e o horário serão divulgados em breve na página da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social. Além disso, páginas de secretárias do município e de instituições parceiras irão divulgar conteúdos sobre a temática durante o mês.

A secretaria de cidadania e assistência social, Ana Fausta, contou um pouco da memória das edições anteriores e agradeceu o empenho da organização de 2020. “Todo o meu carinho e respeito pela equipe do CREAS e a professora Angela Thorman gerente da Proteção da Média Complexidade, da SMCAS, que em meio a pandemia articulou com os parceiros e, com criatividade, estão divulgando, debatendo sobre esse tema de extrema importância para o Enfrentamento à Violência e Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”, ressalta.

Breve histórico

No dia 18 de maio de 1973 uma menina de 8 anos, em Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Os criminosos nunca foram punidos. A partir da repercussão do caso e da mobilização da população em defesa dos direitos das crianças e adolescentes a data se tornou significativa no combate contra esse tipo de violência. Em 18 de maio de 2000 foi instituída a Lei Federal 9970, um marco na luta pela proteção das frações mais jovens da nossa população. Este ano a lei completa 20 anos.

Na cidade do Rio Grande, a Lei Municipal 5753, de 16 de abril de 2003, criou a “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Entre os anos de 2013 e 2015, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), organizou no Largo Dr. Pio e nas suas proximidades, a cada 18 de maio, atos públicos para chamar atenção da comunidade em relação ao tema.

A partir de 2016, o CREAS, em conjunto com outras entidades e instituições, organizou a “Rua da Proteção”, realizada também no dia 18 de maio, no Largo João Fernandes Moreira, em frente ao Paço Municipal. A ação foi repetida em 2017, e em 2018 mudou para a Praça Tamandaré, com o título “Praça da Proteção”, promovendo atividades durante todo o mês de maio. O evento também ocorreu no ano seguinte com as características do “Mês da Proteção”.

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria da Saúde organizaram e organizam as atividades do Mês da Proteção. Além da administração pública municipal, o Conselho Tutelar, a Câmara de Vereadores, a Faculdade Anhanguera do Rio Grande; a Universidade Federal do Rio Grande, o SEST-SENAT, o SESC Fecomércio, o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil colaboraram e colaboram com as ações.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.