Medidas para garantir o abastecimento da população são debatidas por governadores do Cosud

Governadores dos Estados que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) conversaram, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (23/3), para alinhar ações de prevenção e medidas de restrição para o enfrentamento ao coronavírus, além de normas que garantam os serviços essenciais à população. A necessidade do anúncio de medidas do governo federal em auxílio aos Estados e municípios durante a pandemia também foi destacada.

Durante a reunião, cada governador resumiu as principais ações realizadas no enfrentamento ao Covid-19. Leite destacou, entre outras iniciativas, que no Rio Grande do Sul foi criado um conselho de crise com representantes de várias entidades e segmentos, composto por vários comitês específicos, tanto para garantir o abastecimento quanto para analisar as questões epidemiológica, logística e econômica, para ajudar na tomada de decisões. As ações desenvolvidas no sistema prisional também foram elencadas pelo governador gaúcho.

“É uma crise de impacto mundial. Além da análise da questão econômica, é importante que haja uma coordenação entre os entes federativos para termos ações alinhadas em várias frentes, desde a questão do incremento no número de leitos até o transporte de mercadorias”, comentou Leite após o diálogo.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou da reunião para falar sobre as orientações da pasta em relação à logística e ao transporte no país, especificando, por exemplo, questões referentes a rodovias e portos. “Foi fundamental essa interação com o ministro, pois há a preocupação em não afetar serviços essenciais e em manter uma logística que garanta o abastecimento”, acrescentou o governador.

Nova reunião entre os governadores do Cosud está prevista para quarta-feira (25/3), desta vez para analisar as medidas que devem ser anunciadas até essa data pelo governo federal envolvendo os Estados.

SECOM RS

Foto: SECOM RS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.