NotíciasRio Grande

Medidas de prevenção à Covid-19 – como uso de máscara, lavar as mãos e distanciamento social – se fazem mais necessárias do que nunca

Todo o estado do Rio Grande do Sul está em bandeira preta e passa por aquele que está sendo considerado por autoridades em saúde como o pior momento da pandemia até aqui. No restante do país a situação não é diferente e outros governos estaduais já decretaram medidas rígidas como lockdowns e toques de recolher. Em Rio Grande, o cenário também é de preocupação com o aumento diário no número de contaminações e de mortes provocadas pela Covid-19. São 249 óbitos desde o início da pandemia.

Até o final da tarde de ontem (28) a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Santa Casa de Rio Grande estava em 90%. Enquanto a vacina não chega para todas e todos, as únicas medidas eficazes de proteção contra o coronavírus, e que nos restam, são o uso da máscara, a higienização constante da mãos, respeitar o distanciamento social, e manter-se longe de aglomerações, como temos repetido incessantemente há um ano. “As medidas de controle e prevenção são estas, e são as mesmas de há um ano atrás. Todos precisam segui-las.”, assinalou a gerente da Vigilância Epidemiológica em Rio Grande, Dra. Shirlei Cardone.

Uso da Máscara

Não basta usar a máscara. É preciso, sobretudo, usá-la corretamente. A máscara deve cobrir completamente o nariz e a boca durante o uso, não adianta deixá-la abaixo do queixo ou pendurada na orelha. Assim, não estão te protegendo. Troque a máscara por outra limpa a cada 3 horas de uso, ou quando ela estiver úmida. Também só a manuseie tocando nos elásticos. Além de usar, SEMPRE, a máscara quando sair de casa, é preciso estar atento ao material de que ela é feita, e se ela possui as quantidade de camadas recomendadas.

Para as máscaras de produção caseiras, o mínimo são duas camadas. Mas o recomendado pela OMS é que elas tenham três camadas: (1) camada interna, feita de material hidrofílico (algodão ou misturas de algodão); (2) camada intermediária, feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou mesmo de algodão, para melhorar a filtração e reter gotículas; e (3) camada externa, feita de polipropileno, poliéster ou da mistura destes materiais.

Embora atrativas, as máscaras de crochê, tricô, lycra e neoprene, que possuam apenas uma camada, NÃO devem ser utilizadas, já que são porosas e portanto não são eficazes na proteção contra o coronavírus.

Como higienizar sua máscara
  • Primeiro, higienize a máscara com água corrente e sabão neutro;

  • Depois, deixe-a de molho em solução de água misturada com água sanitária pelo período de 20 a 30 minutos, na proporção de um litro de água para duas colheres (de sopa) do produto;

  • Finalize a lavagem, enxaguando a máscara em água corrente, evitando torcer com força;

  • Coloque para secar;

  • Depois de seca, passe a máscara com ferro quente;

  • A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada;

  • É importante salientar que somente a máscara de tecido pode ser lavada e reutilizada – é recomendado que após 30 lavagens a máscara seja descartada.

  • Descarte as máscaras velhas (lavadas) no lixo do banheiro, envoltas em dois sacos plásticos.

Higienização das Mãos e Etiqueta Respiratória
  • Lave as mãos com água e sabão várias vezes ao dia;

  • Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar;

  • Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

  • Higienize as mãos com álcool em gel 70% para esterilizá-las;

  • Evite tocar mucosas dos olhos, da boca e do nariz.

Distanciamento Social

Apesar de todos os alertas e esforços, ainda tem gente que não leva a sério a necessidade de isolamento. De acordo com a Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento (SMCP) e com base no aplicativo In Loco, contratado pela Prefeitura do Rio Grande para medir o índice de distanciamento social no município, a taxa de distanciamento entre as pessoas estava em 40,7% no último sábado (27). O índice de distanciamento na cidade já esteve em apenas 28% na penúltima semana de fevereiro. O mínimo desejável pelos órgãos de saúde é de 60%. A OMS recomenda um distanciamento físico de 2m de distância entre as pessoas. Respeite-o.

Compras da feira e mercado

Ao retornar para casa com compras do supermercado ou da feira, separe um tempo para a higienização correta dos itens trazidos. Higienize as embalagens dos produtos com álcool líquido 70%. Se não for possível realizar a higienização das sacolas trazidas, o melhor a fazer é descartá-las. Quanto às frutas e vegetais, mergulhe-os numa bacia com água e água sanitária (1 colher de água de sanitária para 1 litro de água) e deixar por 15 mim, depois retire-os, deixe secar e armazene.

Os utensílios de cozinha devem estar sempre em boas condições, entre eles as esponjas e panos de limpeza de pia. Obedeça a recomendação de validade destes itens e substitua-os por novos. Os panos para pratos também devem ser substituídos e retirados para lavagem regularmente. Já as tábuas para alimentos precisam ser limpas imediatamente após sua utilização.

Fique em Casa

Se puder, fique em casa. Mas se não puder, não abra mão do uso da máscara e nem da higienização constante das mãos durante o período em que estiver na rua (se não tiver acesso a sabão líquido, utilize o álcool em gel 70%). Quando retornar para a casa, torne a higienizar as mãos e os utensílios que você levou para rua, como chaves, celulares, solas de sapatos e outros. Se possível, tome um banho e troque de roupa.

Também em casa não compartilhe copos, talheres, chimarrão, toalhas e objetos de uso pessoal.

Para dúvidas completas sobre prevenção, sintomas, serviços de saúde e combate ao coronavírus no Brasil acesse: https://coronavirus.saude.gov.br/

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: PIxabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.