Lançamento do Projeto Defesa Civil na Escola marca abertura oficial da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil na manhã desta terça-feira, 20

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Rio Grande (COMPDEC), abriu oficialmente na manhã desta terça-feira (20) a Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei nº 8396/19. Ao longo dos próximos dias, serão realizados três eventos de forma integrada.

Abrindo a programação da semana, na oportunidade também foi lançado o projeto “Defesa Civil na Escola”, uma parceria entre a Coordenadoria Municipal e as secretarias de Saúde e Educação.

O projeto será desenvolvido em duas fases, a primeira com o lançamento de uma Cartilha voltada aos alunos da rede municipal de ensino (5 e 6º ano do ensino fundamental), possibilitando o conhecimento do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil junto aos órgãos institucionais, secretarias operacionais e voluntários e ainda contendo orientações de prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e entretenimento. A equipe da Defesa Civil fará visitação nas escolas com palestras neste sentido.

A segunda etapa do projeto diz respeito à capacitação dos profissionais da educação. A Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Educação em Urgências, SMED e voluntários do NUPDEC Socorristas, realizará capacitação em noções básicas de primeiros socorros. O curso será realizado em quatro edições em 2019 (agosto, setembro, outubro e novembro), estimando capacitar 600 profissionais da Rede Municipal, sendo 150 em cada encontro. Seguindo no mesmo cronograma, para 2020 a expectativa é de capacitar 1800 professores/servidores. O curso aborda ocorrências específicas que podem acontecer no ambiente escolar, como convulsão, desmaio, queda, sangramento nasal, engasgo, entre outros, sendo dividido em parte teórica e prática, com realização de oficinas. Essa capacitação obedece a Lei Lucas (Lei Federal 13.722).

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, presente na abertura oficial da Semana, em sua fala parabenizou a todos os envolvidos na organização deste evento que é extremamente importante e significativo para o Município. “Gostaria de agradecer a presença de todos aqui, nós não podemos nos acomodar diante de situações que merecem ter a prevenção”, disse.

Alexandre relembrou também ações importantes da Defesa Civil nos últimos anos e citou como exemplo o número frequente de incêndios que ocorriam na Ilha dos Marinheiros e que hoje, graças ao trabalho de prevenção da equipe da Defesa Civil, poucos casos são registrados.

“O trabalho da Defesa Civil não é a Prefeitura Municipal, este trabalho é a rede com a sociedade civil, com as entidades, com os voluntários, com um conjunto de atores que consolidam uma grande rede de proteção à vida”.

Por fim, o prefeito destacou que as atividades que compõem a Semana Municipal, são avanços importantes para levar o conhecimento às escolas. “Hoje estamos dando mais um passo com a ideia de que através das nossas escolas, das nossas crianças e adolescentes nós possamos estar contribuindo para que haja conhecimento. É uma mudança de cultura, um novo olhar que sem dúvida passa a ocorrer após essas atividades”, finaliza.

Paulo Renato Mattos Gomes, vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, destacou cada atividade da programação, como o lançamento da cartilha educativa e também a capacitação dos professores. “Através do apoio com as secretarias de saúde e educação poderemos realizar a capacitação desses profissionais da educação no sentido de dar o atendimento nas mais diversas situações de risco”.

Sobre a programação

No dia 21 de agosto, dentro da Semana, será realizado o 3º Encontro Regional de Gestores de Riscos e Desastres. Já no dia 23, acontecerá uma solenidade para a entrega da “Medalha Amigo da Defesa Civil”. O coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes, disse que a iniciativa visa também apresentar o trabalho permanente desempenhado pelo órgão de proteção e defesa.

As atividades acontecerão no Salão Nobre Deputado Carlos Santos e contarão com uma extensa programação. O 3º Encontro Regional de Operadores de Gestão de Riscos e Desastres é uma parceria da Defesa Civil do município com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil-CREPDEC 04 e 3º Batalhão de Bombeiro Militar e vai reunir gestores que atuam nas questões de defesa civil a nível municipal e regional, bem como na prevenção de riscos e desastres. O objetivo é a preparação e planejamento para o enfrentamento a emergências e efeitos de eventos adversos.

Na grade do 3º Encontro Regional de Gestores de Riscos e Desastres, os participantes terão a oportunidade de aprender e aprimorar conhecimentos sobre enchentes, inundações e alagamentos, monitoramento meteorológico, planos de resposta, emergência, entre outros. A mesa de abertura do encontro contará com as participações do vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Paulo Renato Mattos Gomes, do prefeito Alexandre Lindenmeyer, e do coordenador do CREPDEC 04, o Ten. Cel Leonardo Nunes.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.