NotíciasRio Grande

Laboratório do HU-FURG suspende processamento de testes por falta de repasse de insumos

Referência para 21 municípios da Região, Ladi aguarda recebimento de recursos para voltar a operar

O Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é referência para o processamento de amostras de casos suspeitos de Síndrome Gripal, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de óbitos SRAG de 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS), teve que suspender o processamento de testes para Covid-19. A decisão foi tomada devido à falta de repasse de kits de extração, que servem para extrair o material genético do vírus.

Até o momento, todos os kits de extração utilizados haviam sido adquiridos com recursos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), por intermédio de um Fundo de Contingência junto à Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG). Estes recursos, agora, se esgotaram. O Ladi, neste momento, aguarda o repasse dos kits por parte do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), já que o HU-Furg faz parte da rede de apoio ao Lacen.

Desde sua inauguração, em 9 de junho de 2020, o Ladi já processou mais de 3 mil testes para identificação do novo coronavírus (tipo RT-PCR). Com o início do processamento no laboratório, um dos principais ganhos foi a redução do tempo de resposta dos testes para Covid-19 na região, que passaram a ser disponibilizados em até 48 horas. Até que o laboratório possa voltar a operar, os testes serão encaminhados para processamento no Lacen em Porto Alegre, o que provavelmente levará a um aumento no tempo de resposta, que deve incluir também o deslocamento das amostras.

O Ladi retornará suas atividades de processamento de testes RT-PCR tão logo ocorrer o repasse dos insumos necessários para realizar o processamento das amostras.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.