NotíciasRio Grande

Junta de Serviço Militar do Rio Grande informa sobre alistamento

A Junta de Serviço Militar (JSM) do Rio Grande já vem recebendo pedidos de informação sobre como será o processo de alistamento para os nascidos no ano de 2004. Durante as restrições impostas pela pandemia, os prazos e outras atividades legais do calendário do serviço militar obrigatório acabaram sofrendo alterações. Foi editado, inclusive, um decreto da Presidência da República prorrogando por 60 dias o prazo de alistamento para os cidadãos nascidos em 2003. Em 2021 o prazo que terminaria em 30 de junho chegou a ser estendido até 31 de agosto.

A etapa seguinte, o Processo de Seleção para os jovens da Classe de 2003, que pelo calendário tradicional seria efetivado em agosto, ocorreu em setembro. Os nascidos em 2003 passaram pelo processo de seleção no âmbito do Município do Rio Grande no período de 08 a 30 de setembro.

Conforme o secretário da Junta de Serviço Militar, Edson Costa, o período de alistamento para os jovens que irão completar 18 anos em 2022 começa em janeiro do ano que vem, estendendo-se até 30 de junho. Segundo o secretário, embora o alistamento seja feito através de plataforma digital específica pela orientação do governo federal, muitos cidadãos optam pelo comparecimento à Junta de Serviço Militar em busca de informações adicionais de sua situação e para ver consolidado o próprio ato de alistamento.

Quem não se apresentar às Forças Armadas no período legal ficará em débito com o serviço militar e estará sujeito às penalidades constantes na lei, como impossibilidade de ingresso em concursos públicos e matrículas em instituições de ensino. Quem tiver dúvidas em relação à prestação do serviço militar pode procurar a JSM, na Avenida Buarque de Macedo nº 499, das 8h às 14h. O telefone para contato é (53) 3231-4868.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação/Redes Sociais/Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.