NotíciasRio Grande

Jovens da Vila Mangueira trocam resíduos plásticos por alimentos em Rio Grande

Iniciativa faz parte do projeto Plastitroque, da Braskem, que acontecerá de 02 a 06/05

Estudantes, familiares e professores da escola Ramirez Galvão, na Vila Mangueira, em Rio Grande, poderão  trocar  resíduos plásticos por alimentos e materiais de limpeza. A ação faz parte do projeto Plastitroque, realizado pela Braskem para estimular a conscientização ambiental e a reciclagem por meio da coleta de resíduos plásticos gerados no dia a dia das pessoas.

Garrafas plásticas, sacolas plásticas, tampinhas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos serão pesados e convertidos em plasticoins, uma moeda plástica feita do reaproveitamento de copos descartáveis. Até o dia 06 de maio, os materiais recicláveis serão trocados por kits com alimentos e produtos de limpeza. Cada 900 gramas de resíduos, por exemplo, serão trocadas pelo kit 1, composto por 1 litro de leite, 1 kg arroz e 1 kg arroz e uma água sanitária. E 1,5 kg de resíduos equivale ao kit 2, que possui dois litros de leite, 1 kg de arroz, 1 de feijão, 1 achocolatado e uma água sanitária. Todos os participantes também receberão um kit com material escolar.

“Queremos compartilhar conhecimento sobre o funcionamento da cadeia da reciclagem e a importância da coleta seletiva para que todos tenham a oportunidade de compreender a importância do descarte correto e da coleta seletiva. Quanto mais cedo começa essa conscientização, melhor para o ambiente e para todos nós. Os resíduos plásticos entregues serão destinados a uma cooperativa de reciclagem. Dessa forma, além de fazer o descarte correto dos resíduos, os alunos ajudam trabalhadores da reciclagem a terem mais renda”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

A primeira edição do Plastitroque em Rio Grande acontece de segunda à sexta (02 a 06/05).

Sobre o programa

O Plastitroque busca incentivar os participantes a coletarem resíduos plásticos que produzem no seu dia-a-dia, seja em casa, na escola ou em outros ambientes para, depois, terem a oportunidade de trocar pelos plasticoins, a etapa mais aguardada do projeto. Este ano, a iniciativa deve acontecer, ainda, em Montenegro, Triunfo e Nova Santa Rita.

Assessoria de Imprensa Braskem no RS

Foto: Divulgação Brasken

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.