NotíciasRio Grande

Idosos com 85 anos ou mais começam a ser vacinados nesta quarta-feira

A Secretaria de Município da Saúde (SMS), em parceria com o IFSul,  colocou à disposição um link para cadastro dos idosos com 85 anos ou mais acamados e domiciliados que devem receber a vacina contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira (10). Deverão se cadastrar pelo link https://forms.gle/TNkGJGJkJ9Fcynrs6 os moradores dos bairros Centro, Lar Gaúcho/ Navegantes, Cidade Nova, Linha do Parque, Bulchholz/Hidráulica, Junção, Municipal/Lagoa, Parque Marinha, Parque São Pedro e Cassino.

A vacinação para esses idosos inicia às 8h e até 17h, não havendo necessidade de deslocamento até as unidades de Saúde, pois equipes de vacinadores da Secretaria irão vacinar esse público prioritário nas próprias residências. Essa atividade vai se estender até atingir 100% deste grupo prioritário.

Cadastro pelo TeleCovid-19

O cadastramento dos idosos poderá ser solicitado, também, pelo serviço TeleCovid-19, número 0800 642 4650, devendo ser informando ao atendente os dados para inclusão na lista: nome completo, data de nascimento, número do Cartão SUS, endereço, bairro, telefone de contato, condição do idoso, nome da unidade de referência para seu bairro e nome completo do solicitante.

Para serem cadastrados, os idosos deverão estar enquadrados nos seguintes casos: com dificuldade de locomoção de qualquer natureza; com alimentação por sonda; com uso de sonda vesical de demora; dependente de aparelho/tubo de oxigenação; ou doença que restrinja o paciente no leito.

Idosos em outros bairros

Os demais bairros atendidos pelas Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) já possuem identificação dos pacientes acamados e domiciliados, por meio do sistema de informação/cadastro de usuários.

A Secretaria da Saúde solicita que as famílias aguardem o contato telefônico do Agente de Saúde ou da Equipe da Unidade para o agendamento da vacinação e a ida até as residências. Se necessário realizar alguma atualização de dados, a SMS pede que os interessados entrem em contato com a unidade de referência do bairro.

Precauções

Para o preenchimento da ficha de cadastro, a pessoa idosa ou seu responsável deverá concordar que reconhece as indicações de precaução que podem impedir a aplicação da vacina. A Secretaria da Saúde recomenda que em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves deve ocorrer o adiamento da vacinação até a resolução do caso.

Uma das formas de precauções elencadas pela SMS no cadastro é a de que pessoas com suspeita clínica de Covid-19 vai ser recomendado o adiamento da vacinação com o intuito de não atribuir à vacina as manifestações da doença. Também para pessoas com infecção confirmada, a aplicação da vacina deverá ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas – ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

Faz parte da lista de precauções informadas no cadastro o caso de pessoas com sintomatologia prolongada. Não há contraindicação para o recebimento da vacina. Entretanto, na presença de alguma evidência de piora clínica, deve ser considerado o adiamento da vacinação para se evitar a atribuição incorreta de qualquer mudança na condição subjacente da pessoa.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.