Idosos com 84 anos ou mais vão ser vacinados a partir de 1º de março

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) inicia a vacinação em idosos com 84 anos ou mais, a partir da próxima segunda-feira (1º). A aplicação das doses nesse público vai ser possível porque uma nova remessa de vacinas deve chegar nesta sexta-feira (26) ao município. Serão mais 2.540 doses produzidas pela farmacêutica Astrazeneca em parceira com a Fundação Osvaldo Cruz que, há exatos 30 dias, havia remetido 2 mil doses para Rio Grande.

As estratégias para utilização dessa nova remessa com o objetivo de atingir o público previsto estavam sendo definidas, nesta quinta-feira à tarde, pela coordenadoria do Núcleo de Imunizações da SMS. A coordenadora e enfermeira, Valéria Risso adiantou que devem ser realizados alguns eventos para diluir as vacinas nos postos de Saúde, inclusive com drive in, a fim de evitar aglomerações. As unidades de Saúde já estão fazendo o levantamento dos idosos nessa faixa etária para que possa ser realizada a vacinação a partir do dia 1º.

Cada frasco, 10 doses

Todo o processo de vacinação é feito por agendamento. Em cada frasco dessa vacina existem 10 doses, que devem ser aproveitadas num período de seis horas. “Por isso, no sistema de agendamento e num prazo de seis horas garantimos que vamos fazer o atendimento das pessoas que estão agendadas”, explica Valéria, acrescentando que não vai faltar vacina para esse público.

Por outro lado, para os idosos com 85 anos, acamados ou domiciliados, que ainda não foram vacinados em etapas anteriores, os familiares podem procurar o Posto IV, no Centro da cidade, que será feito o agendamento para vacinação. Para as famílias que residem próximas às áreas de Estratégia Saúde da Família ou às unidades de Saúde, existe um cadastro delas nestes locais. “Neste caso, basta aguardar o agendamento. Quem não reside próximo a nenhuma desses locais, também, deve aguardar, pois o Núcleo de Imunizações irá informar qual será o local adequado para receber a vacina.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação PMRG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.