HU-Furg recebe novos equipamentos para Unidade de Diagnóstico por Imagem

Hospital terá os mais modernos equipamentos da Região Sul do estado

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, no final de julho, os novos equipamentos de mamografia digital (fixo) e de raio-X digital (dois aparelhos fixos e um móvel) da Unidade de Diagnóstico por Imagem.  Para instalar os equipamentos, o Hospital está realizando obras de adequação de sua infraestrutura. A conclusão do trabalho está prevista para setembro, quando entrarão em funcionamento os equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento dos exames de imagem do HU-Furg.

A obra é necessária uma vez que há instalações elétricas específicas para cada aparelho – um novo quadro elétrico de comando será instalado, montado sob medida para cada aparelho, enquanto a alimentação elétrica de cada sala passará por uma revisão, visando a substituição dos componentes inadequados que possam comprometer a utilização dos novos aparelhos. Também serão realizados reparos na estrutura física das salas: substituição de forros e revestimento de piso, bem como a pintura de paredes.

Os equipamentos adquiridos são de tecnologia totalmente digital, trazendo ao HU-Furg e para a população atendida via Sistema Único de Saúde (SUS) o que há de mais moderno em equipamentos de imagem. Entre os benefícios apresentados, está redução no tempo de aquisição das imagens durante o exame, de 10 para um minuto para realização de um exame de raio-x, pois com a tecnologia digital a imagem é visualizada pelo profissional técnico em radiologia no mesmo instante da aquisição, sem a necessidade de um processamento. O mesmo verifica-se para a mamografia, que passará dos atuais 15 minutos para apenas cinco para cada exame. “Com essa modernização, espera-se aumentar a quantidade de atendimentos. Além disso, a melhora da qualidade das imagens é significativa, contribuindo para um diagnóstico mais rápido e preciso”, destaca o físico da Unidade, Alexandre Capaverde.

As melhorias na Unidade de Diagnóstico por Imagem foram custeadas com recursos descentralizados pela Ebserh (R$ 5,9 milhões) e, também, com verbas repassadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e Justiça Federal do Rio Grande (R$ 2,1 milhões), por meio de acordo judicial que permite a reversão de multas em benefício do HU-Furg. A nova Ressonância Magnética está em uso desde fevereiro deste ano, atendendo aos pacientes internados, nos casos de urgência e emergência. Além disso, o HU-Furg investiu na modernização de sua estrutura cirúrgica.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 13 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.