HU-FURG Realiza Ação de Atendimento Itinerante à Saúde

Profissionais se deslocarão do Hospital para prestar atendimentos à população das Ilhas

Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas que precisam de atendimento, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação, a ação Ebserh Solidária será realizada no dia 10 novembro, com a participação dos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh. Serão oferecidos milhares de atendimentos em diversas localidades distribuídas nas cinco regiões do país. Trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu a esta ação e buscou a parceria da Secretaria de Município de Saúde (SMS) para diagnosticar as maiores necessidades de acesso aos serviços de saúde em Rio Grande. O levantamento realizado mostrou que a população das ilhas do município é a que se encontra com maior carência de assistência, pela posição geográfica e dificuldade de deslocamento, apesar de funcionar a Estratégia Saúde da Família em tais locais.

A população que será atendida é a residente nas ilhas dos Marinheiros e da Torotama, e nas vilas da Quinta e Quintinha, Povo Novo e Domingos Petrolini. A previsão dos atendimentos é nas áreas de ginecologia (inserção de DIU); avaliação de lesões de pele em busca de sinais sugestivos de câncer de pele; realização de cirurgias ambulatoriais; consultas oftalmológicas para adultos; coleta de material para exame citopatológico de prevenção do câncer de colo uterino; orientações quanto à prevenção do câncer de mama e de colo uterino e do câncer de pele; orientações e instrumentalização para as gestantes e recém-nascidos; orientação quanto aos métodos contraceptivos; consulta de enfermagem na prevenção de Hipertensão Arterial; revisão das carteiras de vacinação das crianças moradoras das ilhas e administração das doses faltantes; orientação acerca da prevenção das hepatites; ultrassonografias abdominais; orientações quanto à saúde do trabalhador rural e do idoso;  e avaliação da saúde bucal, psicológica e nutricional.

A equipe de trabalho é composta por profissionais do HU-FURG e da SMS, sendo médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem, secretários e pessoal de apoio administrativo, bem como preceptores e alunos de graduação da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da FURG.

As atividades serão desenvolvidas no dia 10 de novembro, na Ilha dos Marinheiros, com exceção das consultas oftalmológicas, que serão realizadas no container do consultório oftalmológico, em vista da logística de transporte dos equipamentos, e dos exames de ultrassonografia, que serão realizados no setor de imagem do HU. Os pacientes das ilhas serão deslocados de lá através de transporte oferecido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande. Os pacientes que farão ultrassonografia devem providenciar seu próprio transporte, pois esse tipo de exame não será restrito aos moradores das ilhas, mas pretende reduzir a fila de espera dos pacientes já agendados e contatados. As demais atividades serão desenvolvidas na Unidade de Estratégia Saúde da Família da Ilha dos Marinheiros, em um consultório móvel e em tendas do exército armadas ao redor da unidade de saúde.

Todos os procedimentos são gratuitos e os usuários devem apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Assessoria de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.