NotíciasRio Grande

HU-Furg promove a III Jornada da Prematuridade

O evento é organizado pela equipe multiprofissional da UTI Neonatal do Hospital e a ONG Prematuridade

Saúde O evento é alusivo ao Novembro Roxo, campanha que visa alertar, prevenir e conscientizar sobre o contexto do nascimento prematuro.

A Jornada será realizada em 18 de novembro, das 9h às 17h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de novembro, pelo endereço eletrônico: https://forms.office.com/r/VHQuDbMh87. O evento tem como público-alvo os profissionais e acadêmicos da Área da Saúde, bem como para a comunidade em geral. O objetivo do evento é compartilhar informações e esclarecer as dúvidas em relação à prematuridade. Confira a programação:

  • 9h – Abertura
  • 9h10 – ONG Prematuridade
  • 9h25 – Conhecendo o recém-nascido prematuro
  • 10h20 – Método Canguru: atenção ao recém-nascido de baixo peso
  • 10h55 – Protocolo de Manuseio Mínimo como uma das estratégias de neuroproteção ao recém-nascido prematuro
  • 13h30 – Mesa redonda: Parentalidade na Unidade Neonatal
  • 15h35min – Atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em Neonatologia
  • 16h10 – Leite Humano: benefícios para a saúde infantil

Novembro Roxo

A iniciativa surgiu com a Fundação Europeia para o Cuidado de Recém-Nascidos (EFCNI) que criou o Dia Mundial da Prematuridade, por meio da ação de um de seus diretores, Jürgen Popp. Ele perdeu seus trigêmeos prematuros e tornou-se pai de uma menina nascida em 17 de novembro de 2008. Assim, o mês de novembro passou a ser considerado o mês internacional de sensibilização para a problemática da prematuridade e, no dia 17, celebra-se o Dia Mundial da Prematuridade. O bebê prematuro é aquele que nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.

Em 2022, o tema do Novembro Roxo é: “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”.

De acordo com a ONG Prematuridade.com, o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.