HU-Furg oferece área qualificada para Residências Médicas

Novo espaço atenderá mais de 60 residentes e conta com estrutura completa

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de entregar um novo espaço destinado a atender os mais de 60 residentes médicos que atuam no Hospital. O local possui infraestrutura qualificada que inclui: salas de estudos, com mobiliário e computadores novos; espaço de convivência; copa/cozinha; dormitórios; áreas com armários para armazenamento de pertences e sanitários. A estrutura está localizada no segundo andar da área hospitalar do HU-Furg, o que facilita o acesso dos residentes aos seus locais de atuação.

De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Furg, Marilice Magroski, a nova área tem como objetivo oferecer um local adequado aos residentes, onde possam conviver, estudar e descansar. “Alguns residentes chegam a passar mais de 30 horas no Hospital e é necessário garantir uma infraestrutura para atender suas necessidades. O HU-Furg é um hospital de ensino e precisa oferecer boas condições a todos os alunos e profissionais que buscam nossa estrutura para se qualificar”, salientou a gerente.

Residências Médicas

As Residências Médicas são programas que permitem o treinamento em serviço do médico, para que ele possa se tornar especialista em uma das diversas áreas da Medicina. O HU-Furg, conta com residências nas áreas de Clínica Médica, Medicina da Família e Comunidade, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Anestesiologia e Neonatologia.

Residência Multiprofissional

O próximo investimento da GEP será na criação de um espaço destinado à Residência Multiprofissional em Saúde da Furg, que contará com sala de estudos e de aula. O espaço, também ficará instalado no segundo andar da área hospitalar.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.