NotíciasRio Grande

HU-Furg investe R$ 623 mil em novos equipamentos

Aparelhos serão utilizados nas áreas de apoio e diagnóstico

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), investiu R$ 623 mil na aquisição de novos equipamentos hospitalares para revitalizar as áreas de apoio e diagnóstico. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que é financiado pelos ministérios da Educação e da Saúde e destina-se à reestruturação e revitalização dos Hospitais das Universidades Federais.

Os equipamentos são

  • um monitor multiparâmetrico para Ressonância Magnética que está em funcionamento na Unidade de Diagnóstico por Imagem, desde final de junho de 2021. O equipamento tem como finalidade garantir o monitoramento dos pacientes durante os exames de Ressonância Magnética (RM), para os seguintes parâmetros: Pressão Não-Invasiva (PNI), Pressão Invasiva, Oximetria de Pulso (SPO2), Capnografia, Analisador de Gases Anestésico, Temperatura, Eletrocardiograma (ECG) e respiração. Os sensores de ECG e de Oximetria são sem fio e possui bateria recarregável. O monitor pode ser configurado de acordo com as especificidades de cada paciente. O uso do monitor possibilita a realização de exame de RM em pacientes anestesiados ou sedados, bem como de pacientes pediátricos e recém-nascidos. “A aquisição e o uso desse monitor era uma demanda antiga das nossas unidades de internação, pois dá mais segurança para a realização dos exames e qualifica o atendimento à população”, observou o físico do HU-Furg/Ebserh, Alexandre da Silva Capaverde.
  • um equipamento para teste emissão otoacústica, com os módulos: Sistema De Potencial Evocado Auditivo (BERA/PEATE) automático e imitanciometria que será utilizado pelo Serviço de Fonoaudiologia. A data de entrega do equipamento está prevista para fim de julho de 2021. Até o momento, o HU utiliza um equipamento disponibilizado pela Prefeitura Municipal, que permite fazer apenas o teste da orelhinha. O novo equipamento é portátil, não invasivo e possibilitará realizar a completa triagem auditiva neonatal, o monitoramento do desenvolvimento da função auditiva, bem como promove a detecção precoce de perdas auditivas de todos os bebês nascidos no HU-Furg. Com os exames é possível observar o percurso do som através do nervo auditivo, examinando a integridade das vias auditivas nervosas que conduzem as informações sonoras até o cérebro. O equipamento deve contemplar, simultaneamente, os exames de Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado (BERA/PEATE) automático e imitanciometria, pois os pacientes que apresentarem falhas ou fatores de risco, que indiquem possível deficiência auditiva, poderão realizar os exames adequados e recomendados. O Ministério da Saúde (MS) orienta que todos os bebês que falharem nas emissões otoacústicas devem realizar o PEATE automático. Além disso, visto que podem apresentar fatores condutivos, é imprescindível que o aparelho, também, faça o exame adequado de imitanciometria.
  • seis câmaras de conservação (refrigeradores científicos), que serão utilizadas para a conservação de vacinas, medicamentos e insumos. Os equipamentos possuem a faixa de temperatura de 2°C a 8°C e são necessários para garantir o correto acondicionamento dos produtos e preservar as características originais dos produtos. Os refrigeradores, previstos para chegarem em agosto, serão destinados para a Unidade de Abastecimento de Produtos para Saúde e para o Laboratório de Análises Clínicas e Anatomias Patológicas. A aquisição foi realizada em razão de “alguns dos equipamentos dessas unidades estarem no fim da vida útil, não atendendo mais à finalidade a que se destinam devido ao obsoletismo de partes e falta de peças de reposição, necessitando serem substituídos. A falta do controle na temperatura e da eficiência dos equipamentos de refrigeração para armazenamento podem gerar perdas dos produtos e riscos assistenciais”, destacou Ana Marília de Souza, chefe do Setor de Engenharia Clínica.

Os equipamentos são recebidos pela equipe do Setor de Engenharia Clínica, que realiza o treinamento dos profissionais e a instalação dos aparelhos conforme o caso, dando mais qualidade e agilidade aos atendimentos realizados no HU-Furg.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

Fotos: Andréia Pires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.