HU-Furg inicia a vacinação contra o novo coronavírus

O cronograma seguirá as orientações do MS e da Anvisa

O Hospital Universitário Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta quarta-feira (20/01), um lote com 360 doses da vacina contra a Covid-19, para iniciar o programa de vacinação de seus colaboradores. Com essas primeiras doses, serão vacinados os profissionais que atuam nas áreas ligadas ao atendimento da covid-19.

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, foram vacinados cinco colaboradores que atuam no Serviço de Pronto Atendimento (SPA): Kátia Rosane Marques, que representa os trabalhadores da higienização; a técnica de Enfermagem, Irene Machado, e a enfermeira, Eliângela Castilhos Nunes, que representam a área de Enfermagem; o fisioterapeuta, Jeferson Mendes Cruz, que representa a equipe de Fisioterapia; e o médico César Henriques Pereira Júnior, que é responsável pelo atendimento de pacientes com o novo coronavírus. Também estavam presentes o superintendente em exercício, Fábio de Aguiar Lopes, e o vice-reitor da Furg Renato Duro Dias, representando o reitor Danilo Giroldo. Fábio ressaltou a importância do ato simbólico realizado no Hospital e que o cronograma de vacinação seguirá a orientação do Ministério da Saúde e da Anvisa. Renato destacou que o início da vacinação é um marco para o Hospital e para a Universidade, bem como uma alegria testemunhar o início da imunização no HU-Furg.

A vacinação foi realizada pela enfermeira do trabalho Fábia Souza e pelas enfermeiras Ana Paula Vaghetti e Sari Ayres da Rocha. Sari foi uma das primeiras pessoas da cidade do Rio Grande a serem imunizadas em ato simbólico, realizado na manhã desta quarta-feira. Ela tem 63 anos, é formada pela Furg e trabalha no HU-Furg desde 1986, sendo a profissional mais antiga em atuação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Durante esses 35 anos dedicados ao HU-Furg, Sari atuou no atendimento aos pacientes na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Maternidade e, desde 2001, no SPA, atuando na linha de frente, no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus, desde o início da pandemia de covid-19. Ela relata a emoção e a gratidão por ter sido escolhida pela gestão do HU-Furg/Ebserh, “é uma honra representar os profissionais do HU-Furg neste momento histórico, pois nos dá mais esperança no enfrentamento à doença”.

A vacinação no Hospital está sendo organizada pela Unidade de Vigilância em Saúde​ (UVS) e pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST). A vacina está sendo aplicada diretamente nas unidades de trabalho dos colaboradores, durante o turno de trabalho. Para ser vacinado, é preciso apresentar o cartão do SUS, o crachá ou documento com foto e a carteira de vacinação.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação HU-Furg/Ebserh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.