NotíciasRio Grande

HU-Furg: formando profissionais comprometidos com a saúde da população

A instituição oferece atendimento 100% via SUS e é um exemplo de como a educação aliada à saúde pode transformar vidas

No dia 11 de agosto, celebra-se o Dia do Estudante, uma data para refletir sobre a importância do aprendizado em todas as fases da vida, tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. Nesse sentido, surgem os hospitais universitários, instituições vinculadas a universidades ou faculdades (públicas ou privadas), onde estudantes e residentes realizam atividades teóricas e práticas de assistência à saúde, sob a supervisão de profissionais experientes, os preceptores. É nesse contexto que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma estatal criada em 2011, se destaca como a maior rede hospitalar do Brasil, sendo responsável pela gestão de 41 Hospitais Universitários Federais (HUFs).

A Ebserh oferece serviços de saúde exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), englobando atendimento médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico para a população. A estatal também investe em pesquisa, ensino, extensão universitária e inovação. Desde 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) é uma das instituições vinculadas à Ebserh e configura-se como espaço de aprendizado prático para os estudantes da Furg. A cada ano, aproximadamente 770 acadêmicos, além de receber residentes das áreas médica e multiprofissional, atuam no HU.

A participação dos estudantes nos hospitais universitários é fundamental para o aprimoramento da formação acadêmica e possibilitam o desenvolvimento de pesquisas, fundamentais para atender às necessidades da nossa população. Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Marilice Magroski, “os hospitais universitários são, por excelência, campos de prática que possibilitam integrar questões assistenciais e a formação de excelência para profissionais de diferentes áreas da saúde aptos para trabalhar no SUS. Também permitem o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias inovadoras para a saúde”.

E, para celebrar o Dia do Estudante, nada melhor do que compartilhar histórias inspiradoras, como a de Sandra Crippa Brandão. Ela iniciou sua trajetória como aluna da Faculdade de Medicina da Furg, em 1988. Após concluir a residência em Cirurgia Geral no HU, especializou-se em outras instituições, retornando ao Hospital como cirurgiã geral e professora da Faculdade de Medicina. Sandra é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e se destaca em procedimentos gastroenterológicos, como cirurgias de vias biliares, neoplasias do aparelho digestivo e hérnias. Além disso, também é especializada em cirurgia experimental, com foco na preservação de órgãos e antioxidantes, e cirurgia videolaparoscópica. A médica também se destacou na área administrativa e de gestão, tanto no HU quanto na Furg.

Sobre sua trajetória, Sandra compartilha: “costumo dizer que, no que tange minha vida profissional, a Furg me deu tudo. Na graduação e especialização (residência médica), tive excelentes professores e grandes exemplos, além de me motivarem a ingressar na carreira docente, proporcionando que fizesse meu Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Além do lado profissional, no HU também conheci pessoas que marcaram minha vida pessoal e fiz bons amigos”.

A superintendente enfatiza que o HU-Furg, há 47 anos, é exemplo de excelência na saúde pública e na formação de profissionais: “É gratificante fazer parte dessa história de crescimento contínuo e sucesso do nosso HU. Ver o que nos tornamos ao longo do tempo, pois não se imagina mais a saúde de nossa população sem os serviços do HU, tanto na assistência quanto na formação de recursos humanos para a área da saúde”.

Com uma visão voltada para a inovação e a pesquisa, o HU-Furg também se destaca por sua atuação em projetos de desenvolvimento científico. “Somos campo de pesquisa e inovação, atendendo as diversas demandas do nosso meio acadêmico, tanto na graduação como na pós-graduação – que vem crescendo significativamente nos últimos anos”, complementa Sandra.

Vale ressaltar que HUs passam por um processo de credenciamento junto ao Ministério da Educação e da Saúde para poderem oferecer estágios e residências médicas aos estudantes. “É fundamental olharmos para os hospitais universitários como grandes laboratórios, a partir dos quais qualificamos os frutos desse trabalho e cumprimos nosso papel de retornar à sociedade nossa contrapartida frente ao investimento”, salienta Marilice.

Saiba mais sobre ensino, pesquisa e inovação no HU-Furg

Segundo dados da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-Furg, em 2023, são 770 alunos realizando atividades práticas o HU-Furg, oriundos dos cursos de área da saúde, como Medicina, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Física Médica, além de outros cursos das demais áreas do conhecimento. Além disso, estão sendo desenvolvidas ações de 20 projetos de extensão e atividades de 18 Ligas Acadêmicas.

O Setor de Ensino informa que o HU-Furg possui programas de residências médicas em: Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Infectologia; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria e Neonatologia; totalizando de 42 residentes médicos. O Hospital, também, conta com programas multiprofissionais: o Programa de Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto e o Programa Multiprofissional de Saúde da Família, com um total de 18 residentes multiprofissionais.

O Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissionais (LaHCliM) é utilizado para capacitações por meio da simulação realística, a fim de aprimorar a prática de estagiários, residentes médicos, multiprofissionais e profissionais do HU-Furg. De janeiro a julho de 2023, foram realizadas 130 atividades de prática em simulação, capacitando 1.197 participantes.

O Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde tem como objetivo promover o HU-Furg como um espaço para o desenvolvimento de pesquisa científica e inovação tecnológica. Desde 2022, o Hospital tem se aproximado dos docentes da Furg, trabalhadores do HU, pesquisadores externos e de Centros de Pesquisa Clínica. O objetivo é tornar o HU-Furg um importante polo regional de desenvolvimento da pesquisa científica e inovação em saúde que atenda às necessidades da sociedade e da instituição. Em relação às pesquisas científicas aprovadas, em 2022 foram 71 e, em 2023 (até o momento), são 62 pesquisas em andamento e 12 projetos de inovação.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Foto: Ebserh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.