NotíciasRio Grande

HU-Furg/Ebserh realiza sua 50ª reunião de governança aberta à comunidade

Iniciativa promove a participação de diferentes públicos e transparência na gestão do Hospital

A Governança do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, em 28 de abril, sua 50ª Reunião Pública. A iniciativa é desenvolvida desde 2016 e objetiva ampliar a participação de profissionais, usuários, discentes, docentes e comunidade em geral na discussão, no planejamento e na busca de soluções para o Hospital. Além disso, consolidou-se como um espaço de divulgação das ações desenvolvidas pela gestão.

Durante as 50 reuniões realizadas, foram tratadas inúmeras temáticas das áreas assistencial, administrativa e de ensino e pesquisa, sendo apresentadas por acadêmicos, docentes, pessoas da comunidade em geral, profissionais do HU e da Furg. Em cada ocasião, ao menos um serviço, setor ou unidade do Hospital apresentou seus trabalhos. No decorrer da pandemia de covid-19, houve interrupção de abril/2020 a novembro/2021, pois não era possível reunir, presencialmente, um grande grupo de pessoas.

A superintendente do HU-Furg, Sandra Crippa Brandão, fez um balanço das reuniões realizadas e observa “que as pessoas se sentem envolvidos e valorizadas em poder participar de um processo de discussão e planejamento, demonstrando-se engajadas na busca por melhores soluções para a instituição”. A iniciativa aproxima a Governança de seus públicos, pois é um o espaço democrático, de diálogo e que vem amadurecendo ao longo dos anos.  “Ainda há muito que conquistar, especialmente no sentido da ampliação da participação da comunidade, porém os resultados atingidos até agora são animadores para mantermos esse caminho de abertura para novas ideias, formas de pensar e, principalmente, para participação da comunidade hospitalar”, destaca a gestora.

A Reunião Pública não possui assuntos pré-estabelecidos pela Governança, ou seja, é espaço para inclusão de pautas pelas comunidades hospitalar, acadêmica e em geral. É uma oportunidade de acesso à superintendente e sua equipe para conversar sobre temas que interferem diretamente no cotidiano do HU-Furg. A reunião é realizada sempre na última sexta-feira de cada mês, às 9h. Os assuntos devem ser informados à Secretaria Geral da Superintendência pelo e-mail: sup.hu-furg@ebserh.gov.br ou via telefone (53) 3233.0304, até as 12h, do dia anterior à realização do evento.

Conheça a origem das reuniões públicas

Durante o desenvolvimento do Plano Diretor Estratégico (PDE) 2017-2018 do HU-Furg, houve a necessidade de reunir as chefias e profissionais do hospital, além de representantes da comunidade acadêmica e da Secretaria de Município da Saúde (SMS). O objetivo foi diagnosticar a realidade do Hospital e discutir as estratégias mais apropriadas para alcançar melhorias.

Com a conclusão do trabalho, como relata a chefe do Setor de Governança e Estratégia (SeGov), Aline Ferraz, foi possível verificar que a experiência de elaboração do PDE serviu como um instrumento que expandiu a visão dos participantes sobre a realidade do HU-Furg nas dimensões de gestão, atenção à saúde e ensino. Além disso, “fomentou a participação dos trabalhadores e a necessidade de discussão sobre os processos e fluxos do Hospital com os envolvidos diretamente na execução das atividades fim”, destaca.

Dentre as fragilidades identificadas no PDE, a comunicação apareceu como um aspecto a ser melhorado. Assim, para minimizar esse nó crítico, foi planejada a criação do site do Hospital – um canal de comunicação direta com a comunidade, implementado em 2017. Porém, com o término das reuniões de elaboração do PDE, a Governança do HU sentiu falta do espaço presencial e regular de troca com a comunidade hospitalar. Nesse contexto, surgiram as Reuniões Públicas, sendo a primeira realizada em 02 de dezembro de 2016.

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Foto: Alan Bastos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.