HU-Furg disponibiliza mais cinco leitos de enfermaria para covid-19

A área atende exclusivamente pacientes suspeitos ou infectados pela doença

Com o crescimento de casos suspeitos ou infectados por coronavírus em Rio Grande e Região e o consequente aumento nas internações, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que está disponibilizando, a partir desta terça-feira (05/08), mais cinco leitos na Enfermaria Covid-19. A Enfermaria foi aberta em 21 de julho, com 10 leitos semi-intensivos, sendo todos totalmente ocupados em apenas 24 horas. 

A Enfermaria Covid-19 foi adequada para funcionar com 20 leitos semi-intensivos, todos dotados de ventiladores pulmonares e monitorização. Os equipamentos necessários ao funcionamento já foram adquiridos com recursos da Ebserh e da empresa Yara, contudo, devido à grande demanda desse tipo de aparelhagem, as entregas ainda estão em processo e devem ser realizadas até a primeira quinzena de agosto. Assim, numa primeira fase, foram abertos 10 leitos, todos com respiradores e equipamentos realocados de outras unidades de internação do próprio Hospital. Nesta segunda fase, serão disponibilizados mais cinco leitos de enfermaria, inicialmente sem monitorização, para atender os casos mais leves ou já em recuperação da covid-19. A abertura dos leitos também foi possível devido ao chamamento de profissionais de enfermagem aprovados nos Processos Seletivos Emergenciais realizados pela Ebserh. 

Com a ampliação dos leitos na Enfermaria Covid-19, o HU-Furg totaliza 15 no local, além de oito leitos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e quatro leitos de UTI Pediátrica –  todos com atendimento exclusivo aos casos suspeitos e confirmados de covid-19. Para o enfrentamento à pandemia, o Hospital ainda conta com o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia, que processa testes tipo RT-PCR, com resultados entre 24 e 72 horas, para os municípios da Microrregião Litoral Lagunar do Rio Grande do Sul: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh 

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.   

Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.