HU-Furg completa um ano do atendimento ao primeiro paciente com covid-19

O Hospital adaptou sua estrutura, oferecendo atendimento qualificado aos pacientes do SUS

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completou, no dia 04 de abril de 2021, um ano do atendimento ao primeiro paciente contaminado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante esse período, foram realizadas adequações na infraestrutura do Hospital, bem como, reorganizados os serviços para atender os pacientes com covid-19, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rio Grande e região.

Em um ano de atuação, o HU-Furg atendeu 1.116 pessoas suspeitas ou confirmadas com a doença. Além dos atendimentos, o Hospital tem colaborado significativamente com o processamento de testes RT-PCR (biologia molecular), que analisam as secreções respiratórias dos pacientes com suspeita de covid-19, sendo referência para 21 municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do estado do Rio Grande do Sul (3ª CRS/SES/RS).  Desde a implantação do Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia (Ladi), já foram processados cerca de 13 mil testes, contribuindo para o diagnóstico da doença na região.

Para atender a crescente demanda de pacientes covid-19, a Ebserh disponibilizou recursos específicos para o combate à pandemia e possibilitou a contratação emergencial de 143 profissionais temporários para atuar no enfrentamento à doença.

Infraestrutura

Durante os últimos 12 meses, o Hospital passou por várias alterações, visando ampliar o atendimento aos pacientes covid-19. Hoje, o HU-Furg conta com Serviço de Pronto Atendimento Covid-19 (SPA Covid-19), oferecendo seis leitos de enfermaria, dois leitos de isolamento com suporte intensivo, totalizando oito leitos com capacidade de operar ventiladores mecânicos. Também, houve a implementação da Enfermaria Covid-19, que foi totalmente adaptada para receber os 20 leitos semi-intensivos. Recentemente, a UTI Geral passou a atender somente pacientes covid-19, contando com seis leitos. Além disso, estão disponíveis quatro leitos de UTI Pediátrica para atendimentos de casos suspeitos ou confirmados com a doença, bem como há leitos de isolamento, para atendimento de pacientes covid-19, nas demais unidades assistenciais.

Serviços

Nesse período, também, foram criados alguns serviços: como Teleamamentação (Banco de Leite Humano), Telegestante (Centro Obstétrico), TeleAdesão (Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia) e Teleatendimento de Educação Física com o objetivo de estar próximo dos pacientes e esclarecer dúvidas sobre a necessidade de acessar o serviço de saúde durante o período de restrição de acesso ao HU.

Pós-Covid-19

Outra iniciativa importante do Hospital foi a implantação do Ambulatório Pós-Covid-19, que conta com a participação de 22 profissionais do HU-Furg e da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS). O Ambulatório é pioneiro no Rio Grande do Sul, atuando de forma multidisciplinar e destinado ao atendimento dos pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas. Desde sua implementação, em 05 de outubro de 2020, foram atendidos 350 pacientes. Mais informações sobre o Ambulatório podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233.8841.

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh

Foto: Divulgação UCS/HU-Furg/Ebserh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.