NotíciasRio Grande

Guarda Municipal inicia avaliação psicológica visando a habilitação para uso de armas de fogo

A Prefeitura deu início, nesta segunda-feira (17) à avaliação psicológica dos Guardas Municipais para a utilização de armas de fogo. O processo é necessário para que os agentes possam receber a autorização do porte de arma funcional junto à Polícia Federal. Após a avaliação, ainda restará o curso final de armamento e tiro, que deverá ser iniciado após a chegada dos equipamentos.

Os testes estão sendo realizados pela psicóloga Cristina Teloeken, que possui credenciamento específico junto à Polícia Federal. Durante a execução do trabalho, ela fará a análise do desempenho em quesitos como memória, atenção concentrada (difusa e alternada), raciocínio lógico, personalidade, organização, sociabilidade, flexibilidade, senso crítico e controle emocional, conforme exigido em Resolução CFP n°01/2022 e Instrução Normativa n°78/2014, da Polícia Federal.

Conforme o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Anderson Castro, 50 Guardas Municipais irão passar pela avaliação psicológica. Ele explica que a Prefeitura já possui contrato para habilitação de 30 guardas para uso de pistola junto à Guarda de Gravataí, que também foi a responsável pela preparação dos agentes que realizaram formatura no final de 2022. Além disso, de acordo com Castro, dependendo do resultado nas provas psicológicas, o número de habilitações poderá ser ampliado.

“Esse trabalho também faz parte do esforço que estamos fazendo visando a qualificação da guarda, para entregar mais segurança para o município. Tão logos os equipamentos sejam entregues, serão imediatamente colocados em sala de aula e no estande de tiro, para devida habilitação”, comenta o secretário. Ele ainda ressalta que as armas escolhidas são da marca Glock, modelo G45.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.