NotíciasRio Grande do Sul

Governo lança programa focado em startups gaúchas para incentivar a retomada econômica

Visando o fortalecimento do ecossistema empreendedor do Rio Grande do Sul, terceiro Estado com mais startups no país, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) lança o programa Startup Lab. Será na 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira (18/11), às 15h30.

Com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, o programa estadual, instituído pelo Decreto 55.475 em setembro deste ano, pretende promover a conexão entre grandes empresas e as quase 950 startups gaúchas, fomentando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

O lançamento contará com a participação do secretário da Sict, Luís Lamb, do diretor de conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Tiago Moreira de Abreu, e do coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec) da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Daniel Ely, entre outros. Transmissão ao vivo será realizada pelo Facebook da Sict.

Conforme o secretário Lamb, a missão do Startup Lab é apresentar para o Rio Grande do Sul um plano de retomada econômica, colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. “O crescimento e a consolidação do ecossistema de inovação do RS passa pelo apoio às startups e pelo desenvolvimento dessas empresas na criação de novos produtos e tecnologias aqui no Estado”, explicou.

Além do programa, o evento marca o lançamento do “Método Startup Lab Hélice de Inovação aberta para o Estado do RS”, que busca a consolidação da estratégia estadual de desenvolvimento das startups, em parceria com o Instituto Hélice, o núcleo regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), a Citec e a Fiergs.

A metodologia define o processo que será utilizado para a obtenção dos resultados do programa, seguindo as fases de uma trilha que culmina na construção de um guia estadual para startups e grandes empresas.

Ascom Scit

Foto: SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.