NotíciasRio Grande

Governador trata de projeto de construção da termoelétrica de Rio Grande na Aneel

Reunião foi realizada nesta quarta (26), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Uma comitiva coordenada pelo governador Eduardo Leite tratou de importantes projetos de geração de energia programados para o Estado, em reunião realizada nesta quarta-feira (26/4), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília. O projeto da termoelétrica planejada para ser construída em Rio Grande foi um dos principais assuntos abordados no encontro.

“Para o Estado, representaria uma vitória muito importante. Temos uma região carente de investimentos de porte que se beneficiaria diretamente com a termoelétrica. Além disso, haveria uma oferta ainda maior de energia para atrair investimentos para o sul gaúcho”, justificou o governador durante sua fala.

A comitiva do Rio Grande do Sul foi recebida pelo diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, que disse que o assunto ainda precisa ser discutido com mais profundidade, principalmente com o Ministério de Minas e Energia. Segundo Feitosa, é preciso detalhar a demanda de energia no país, o que colaboraria com a reativação do projeto.

Acompanhado do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, e da direção do porto local, o governador falou sobre o complexo termoelétrico na região. O projeto pode resultar em um investimento de até R$ 6 bilhões e atender cerca de um terço da demanda de energia do Estado.

Atração de investimentos

A obra vai possibilitar a operação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) no Porto de Rio Grande e, com isso, ampliar a oferta de energia no sul do Estado e possibilitar a atração de investimentos industriais na região.

No momento, o investimento precisa que a Aneel derrube o embargo feito ao projeto, em 2017. Na época, essa decisão foi resultado de uma dificuldade da empresa anteriormente responsável pela termoelétrica para iniciar as obras. Atualmente, o governo do Estado atua para resolver o impasse e já concedeu, a partir da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), as licenças ambientais para possibilitar o investimento.

Energia eólica

Os projetos de exploração de energia eólica offshore (com turbinas localizadas em alto-mar ou em áreas de lagoa) no Rio Grande do Sul também foram pauta do encontro em Brasília. Hoje, há estudos sobre projetos de parques de geração de energia a partir da força do vento em áreas de água, como mar e lagoas, no Estado. No entanto, para a continuidade desses projetos, são necessárias algumas adequações da legislação federal sobre o tema.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.