NotíciasRio Grande do Sul

Governador assina parceria com ONG Gerando Falcões para projetos de mobilidade social em áreas carentes

Acordo foi anunciado durante o Favela Power, evento que reúne lideranças sociais de todo o Brasil, em São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (5/4), o governador Eduardo Leite oficializou uma parceria para implementar um projeto-piloto de inclusão social desenvolvido pela ONG Gerando Falcões. O acordo foi estabelecido durante o Favela Power, em São Paulo. O evento, promovido por movimentos sociais e pela própria Gerando Falcões, desenvolve ações de mobilidade social em áreas de favela do Brasil.

Com a parceria, a intenção é que o Estado atue, com toda a estrutura governamental, de maneira multidisciplinar em um amplo projeto de revitalização de algumas áreas específicas. Essas áreas incluem infraestrutura, saúde, educação, geração de renda e assistência social.

“Queremos chegar às comunidades de forma intensa. Isso implica construir uma escola de referência, melhorar a estrutura de serviço social, oferecer equipamentos de lazer para as pessoas e também trabalhar aspectos urbanísticos que possam elevar a autoestima dos moradores”, explicou o governador. No encontro, Leite apresentou ainda alguns projetos ligados à temática que já são desenvolvidos no Rio Grande do Sul, como o RS Seguro.

Projeto está em fase de estudo

Para a aplicação do projeto no Rio Grande do Sul, estão sendo escolhidas algumas comunidades localizadas em um grupo de 23 municípios onde são registrados os maiores índices de violência. A intenção é começar em um local e depois expandir para outras localidades. A expectativa é de que a iniciativa possa receber até R$ 300 milhões de investimento nos próximos anos.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do Brasil, fora da sede da ONG, que fica em São Paulo, a assinar a parceria para o desenvolvimento do projeto em seu território.

SECOM RS

Foto: Maurício Tonetto/SECOM RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.