FURG recebe Selo A3P pelo terceiro ano consecutivo

Certificado de implementação da Agenda Ambiental é concedido pelo Ministério do Meio Ambiente

A FURG recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Selo da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Selo A3P é emitido anualmente às instituições que preenchem o Relatório de Monitoramento SocioAmbiental (Ressoa) com informações e dados da temporada anterior. O processo de coleta de informações é coordenado pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), com o apoio das Pró-reitorias de Infraestrutura (Proinfra), Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e Planejamento e Administração (Proplad).

“2020 foi um ano atípico, onde não puderam ser realizadas várias atividades presenciais que estavam previstas pela Secretaria Integrada, porém todas as atividades de monitoramento dos dados necessários para o preenchimento do relatório foram consolidadas com participação das pró-reitorias envolvidas”, observa o secretário de Gestão Ambiental, professor Cleber Palma. “Como no ano passado, embora o Ministério do Meio Ambiente tenha ampliado o prazo para entrega do Ressoa, a FURG realizou o preenchimento respeitando o calendário inicialmente previsto”, completa ele.

Dentro do processo de melhoria contínua, o secretário adiantou que estão sendo discutidas possibilidades de alterações na organização do Sistema de Gestão Ambiental da universidade, que também visam possibilitar a elaboração e planejamento de novas ações, “e ampliar a participação da FURG em outros fóruns de sustentabilidade de instituições de ensino superior, o que demonstra o compromisso ambiental da instituição”.

O Plano de Ações A3P da FURG tem caráter voluntário, e foi aprovado em 2018 pelo MMA. O Plano busca melhorar o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão de resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a implementação de licitações sustentáveis, e ainda promover a sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica quanto a temas relacionados à sustentabilidade. A universidade incorporou o Plano A3P ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-22, incentivando desta forma que as unidades promovam cada vez mais ações vinculadas à sustentabilidade ambiental.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Selo A3P/Divulgação/FURG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.