FURG recebe recursos do Ministério Público Federal para aquisição de testes sorológicos em Rio Grande

Ação conjunta da FURG, HU, SUPRG e MPF resulta na liberação de mais de R$ 800 mil reais para enfrentamento à Covid-19

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG) e o Ministério Público Federal uniram esforços para uma das mais importantes ações no combate à Covid-19 no município – a aquisição de 6.700 unidades de testes sorológicos rápidos.

Os testes sorológicos são capazes de detectar a presença de anticorpos para o novo coronavírus, e este quantitativo, somado aos já adquiridos pela Prefeitura Municipal, possibilita uma avaliação adequada da evolução da Covid-19 em Rio Grande. O valor de R$ 837.500,00 (oitocentos e trinta e sete mil e quinhentos reais) para aquisição dos testes resultou da ação conjunta envolvendo a FURG, HU-FURG/Ebserh, a SUPRG, o Ministério Público Federal do Rio Grande e a Justiça Federal, por meio da qual foi possível a liberação de recursos sob a guarda do judiciário, para serem utilizados nesta ação conjunta de combate ao coronavírus na cidade.

A Reitora, Cleuza Dias e o Vice-reitor, Danilo Giroldo destacam que “foi fundamental o envolvimento da SUPRG e o entendimento do MPF e da Justiça Federal para viabilizar esta conquista para o município do Rio Grande e a sociedade é a grande beneficiada por essa ação conjunta.”

A FURG apresentou um plano de trabalho com ações para o enfrentamento da Covid-19 em Rio Grande e a SUPRG ingressou pedido à Justiça Federal. Dentre as linhas apresentadas, a liberação de recursos para aquisição de testes rápidos foi aprovada pelo MPF e foi firmado um Termo de Destinação de Valores que possibilita a realização de um convênio entre a FURG, o HU-FURG/Ebserh e a Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande (FAURG).

A FAURG ficará responsável pela aquisição dos testes rápidos em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa. Já a aplicação dos testes será definida conjuntamente entre a FURG, o HU-FURG/Ebserh e a Secretaria de Município da Saúde de Rio Grande em uma estratégia integrada, considerando também os 4.000 testes moleculares já adquiridos pela FURG . Estas entidades já se reúnem, nesta terça-feira, com professores da Faculdade de Medicina da FURG para discutir a elaboração de um protocolo de aplicação dos testes sorológicos e moleculares, considerando as especificidades e aplicabilidades de cada tipo de teste.

Assessoria de Comunicação Social da FURG

Foto: Arte/FURG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.